top of page
Foto do escritorIury D'avila

Nostalgia Marvel: Homem de Ferro 3 (2013)

Atualizado: 20 de ago. de 2019



Depois sucesso que foi o primeiro dos Vingadores, a Marvel já estava estabilizada no mercado e com uma assinatura que garantia certa qualidade do seu universo cinematográfico. Após Homem de Ferro se destacar entre os protagonistas na união de todos os heróis ate o momento, era hora da trilogia de Tony Stark chegar ao seu fim em um filme que prometia ser um dos mais dramáticos ate aquele momento. Homem de ferro 3 veio com uma proposta ótima, um hype gigantesco, um vilão adorado... Mas conseguiu frustrar muita gente em seus principais aspectos, e hoje vamos entender porque isso aconteceu.


O terceiro filme do Tony Stark é ate hoje citado por ai como um dos mais brochantes da história do UCM. Não é que o filme é ruim, ele ate consegue empolgar em alguns momentos, traz uma história que poderia ser interessante, mas peca justamente em um ponto crucial: A expectativa. O que muita gente esperava desse terceiro filme, era um drama para fazer os fãs sofrerem, com um vilão cruel que iria acabar com o psicológico de Tony Stark e deixar ele a deriva. Foi isso que foi vendido e era isso que o público queria ver. Quando o longa chegou aos cinemas, o drama era presente, porém em uma intensidade bem menos impactante e com um vilão totalmente distorcido. A gente realmente sente no fundo algum tipo de magoa sobre essa frustração... Mas falando em números e em fama, o terceiro longa dessa trilogia foi um sucesso. Num resumo, podemos dizer claramente que o público mais presente sentiu um pouco de desleixo durante o filme, mas o grande publico? A galera galera que tava no Hype de vingadores? Essa foi em peso ao cinema e fez homem de ferro 3 passar da casa dos bilhões em bilheteria.


A trama conta a história do poderoso Tony Stark depois dos eventos de Os Vingadores. Após quase morrer, ele começa a ter um lado mais familiar e se torna uma pessoa um pouco mais madura. Mas como herói, a responsabilidade dele ainda é salvar o mundo, e quando um grande terrorista conhecido como Mandarim ameaça seu território, ele precisa se tornar mais forte para bater de frente com essa ameaça grandiosa.


O filme não tem muitos segredos envolvendo a direção, a produção segue a tão comentada formula Marvel ate nos seus mínimos detalhes. O longa tem alguns momentos e alguns atos realmente bem dramático que mostram um lado mais frágil do Tony Stark que a gente ainda não tinha visto, mas esse drama não chega perto de ser totalmente convincente e apela para a tentativa de um sentimento paterno que não existe. Ate certo momento, o filme tem uma boa condução, mas em geral se perde quando não deveria e fica a mercê de uma barriga no meio da trama que chega a incomodar.


Por ser o fim de uma trilogia, mas não o fim das aparições dos personagem, era importante você criar aquele clima de despedida, mas junto do desafio  de preparar uma "Deixa" para uma eventual sequencia indireta. Por isso o tom de Homem de Ferro 3 é totalmente diferenciado. Tem um pouco da cara do diretor, mas mesmo assim a credibilidade do tom fica envolto da proposta que era fazer um trabalho mais humano e sentimental. E ai é que o roteiro pesa muito, principais no arco do Tony Stark. Deixando um pouco de lado os arcos secundários e focando só no protagonista, a curva dramática em cima do Tony é realista ate certo ponto que cruza a linha tênue daquela barriga no meio da trama que eu citei. O ponto negativo desse filme não é medido exatamente pela qualidade da produção, e sim pelo cuidado em deslizes bobos que foram cometidos, resultando no que a gente conhece.


O visual é bem bonito, na verdade o tom, olhando por esse lado é bem marcante, fica legal principalmente nas cenas a noite. Os efeitos especiais, como sempre são bem feitos, a montagem também é bem interessante, nesses detalhes o filme da um show.


O elenco traz de volta a galera que a gente já conhecia dos outros dois filmes e também vem com atores novos para serem antagonistas. O Robert Downey Jr. (Os Vingadores) traz de volta seu papel de Tony Stark, e mais uma vez manda muito bem. A Gwyneth Paltrow (O amor é cego) volta como Pepper Potts, o Don Cheadle (Hotel Ruanda) é novamente o James Rhodes, o Jon Favreau (Solo) é o Happy Hogan, o grande Guy Pearce (Amnésia) vive o Aldrich Killian, o Ben Kingsley (A lista de schindler) é o Trevor, a Rebecca Hall (Holmes & Watson) é Maya Hansen, e o Ty Simpkins (72 horas) é o Harley.


De todos os filmes do universo Marvel, homem de ferro 3 é um dos que tem menos ligação com a linha temporal. Parece que após vingadores os produtores não tinham tanto o que fazer em pouco tempo ou não queriam apressar nada. O terceiro filme do homem de ferro serve mais para fechar a trilogia de Tony Stark do que para qualquer outra coisa. O universo coligado só volta a ser uma pauta interessante no próximo filme, no longa que começa a caminhada para o segundo vingadores, tudo se inicia pra valer em Thor: O mundo sombrio...

0 comentário

Comments


bottom of page