top of page
Foto do escritorIury D'avila

Análise: Breaking Bad (2008-2013)

Atualizado: 18 de ago. de 2019



Quem acompanhava o universo das séries no inicio da nossa atual década, com certeza viu a ascensão de Breaking Bad para se tornar um dos maiores nomes da história na TV. A série que começou pouco badalada, com o passar dos anos foi construindo um público fiel que em sua última temporada tinha transformado BB em um ícone da TV eternizado principalmente pela quantidade de prêmios que recebeu. Hoje vamos relembrar esse sucesso estrondoso e entender como tudo aconteceu.


Produzida Pela AMC, Breaking Bad carregava desde o seu inicio o risco de assumir uma proposta que era no minimo arriscada. Escrita e dirigida em sua boa parte pelo grandioso Vince Gilligan, a série se propôs em entregar um trabalho que transcendesse qualquer público alvo. Breaking Bad não se dirige só a um gênero, ele consegue abordar e conquistar pessoas de variados gostos diferentes. Obviamente para se apegar a série, é preciso ter uma breve paciência para esse tipo de trama que se desenrola de maneira mais lenta e foca muito nos dramas pessoais de cada personagem, porém independente disso a série sempre vai inovando dentro dela mesma e a cada temporada intensifica o drama e cria situações mais afitantes que pegam o telespectador desprevenido.


O enredo conta a história de um professor de Química chamado Walter White que após descobrir que esta com câncer, decide mudar seu jeito de viver e utilizar de seu conhecimento para gerar mais grana e deixar sua família assegurada caso tenha que partir. Walter então começa fabricar metanfetamina, e com a ajuda de Jesse Pinkman cria um grande negocio e se torna através de seu codinome "Heisenberg" uma pessoa importante dentro do mundo das drogas.


A primeira temporada é ao mesmo tempo a mais pé no chão, e também a mais difícil de processar. Mesmo ela sendo limitada em vários aspectos de roteiro que não deixa a história expandir para além dos problemas pessoais dos personagens... Desde a primeira cena do primeiro episodio a série mostra a ousadia e o tipo de conteúdo que você vai encontrar. A realidade crua em seu lado mais desesperador é o tempero que move a série durante suas cinco temporadas, e nessa primeira eles fixam o pé no chão e deixam claro que a transição de professor que química para a entrada no mundo das drogas é uma mudança satisfatória para preencher o arco do primeiro ano.


Da segunda temporada em diante podemos frisar mais uma vez a crescente e relevante evolução dos personagens. É incrível como Vince desenvolve os arcos e expande seu universo de forma coerente e envolvente. O grande público aponta para Breaking Bad como á série que foi se tornando melhor a cada temporada... E isso acontece justamente pelo modo como ela é tratada pelo roteirista. A trama basicamente a cada novo ano, mostra como o problema apresentando no ano anterior é pequeno comparado ao atual. Muitas séries também usam esse artificio, mas o fato de Breaking Bad ter um tom mais real e deixar sempre a entender que aquilo pode ocorrer realmente no nosso mundo, traz uma visão mais crível para seu enredo. Ao mesmo tempo que os personagens vão se adaptando a cada temporada, a ação vai se tornando crescente cada vez mais e a trama vai preenchendo lacunas maiores do que era possível no ano anterior. Por isso Breaking Bad parece ser melhor a cada ano, quando você pode explorar mais o roteiro e se tornar grande sem perder a linha, é possível encontrar um equilíbrio que atingi um cenário bem cativante.


O roteiro além de ser muito bem cauteloso, também é acompanhado por uma direção de muito talento. O Vince Gilligan simplesmente explodiu a cabeça de muita gente fazendo cenas icônicas e planos referenciais que são simplesmente fabulosos. Ele sempre tentou moldar e construir os personagens através da lente. Os tons, ângulos e tipos de filmagens que ele usava era tão diversificado para cada ocasião que você sentia ate alguns clichês se tornarem peças essenciais na trama.


Figurino, Maquiagem e Trilha Sonora assumem papeis mais relevantes a cada temporada que passa. O figurino brinca com um jogo de cores desde o começo da produção, trazendo cores mais fechadas quando a série esta mais ligth, e despirocando no colorido no meio da tensão na quinta temporada. É um artificio que de primeira impressão causa estranheza, mas traz uma peculiaridade inesperada que se favorece do trabalho do Vince. A Maquiagem é um ponto mais particular porque independente de qualquer coisa, quando mais precisaram ela resolveu o problema de maneira incrível. Essa equipe de Breaking Bad deu alguns vacilos durante as temporadas, mas esses deslizes se tornam irrelevantes perto do feito que eles fizeram quando mais precisaram desse recurso. E a trilha sonora por mais que não seja tão complexa, casou perfeitamente com a série e se tornou um ícone da própria.


Independente de qualquer outro ponto positivo, sem duvida esse sucesso todo não existiria sem o elenco que foi escalado para esse trabalho. O Bryan Cranston (Power Rangers) interpreta de maneira surreal o incrível Walter White, o Aaron Paul (Need For Speed) da vida ao Jesse Pinkman. O grande Dean Norris (Under The Dome) entra na pele do Hank, a Anna Gunn (Deadwood) faz a Skyler e o RJ Mitte (House of Last Things) é o Walter White Jr. Além deles temos a Krysten Ritter (Jessica Jones) que faz a Jane, o Giancarlo Esposito (Once Upon a Time) da vida ao Gus Fring, o Jonathan Banks (Wiseguy) é o Mike, e o Bob Odenkirk (Better Call Saul) da vida ao Saul Goodman. Esse último que ganhou uma série própria, sendo um Spin off de Breaking para o seu personagem.


Breaking Bad conseguiu acertar em quase todos os quesitos possíveis, roteiro, direção, elenco e principalmente na duração da série... O Vince não expandiu sua trama para mais do que deveria e encerrou seu grande arco da maneira como foi planejado. Breaking Bad foi destinada para o sucesso e seguiu seu caminho com glorias, sendo assim ate hoje é lembrada como uma das maiores séries de drama e carrega fãs por todo o mundo.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page