top of page
Foto do escritorIury D'avila

Análise geral: Under The Dome (2013-2015)

Atualizado: 11 de ago. de 2019



Fala clã, hoje eu estou de volta e dessa vez trazendo para vocês um novo tipo de Análise aqui no site. Como todos sabem, muitas series ficam pelo caminho, são canceladas, finalizam precocemente ou simplesmente chegam ao seu final. E já que não podemos esquecer delas, com essas series nós faremos a chamada "Análise Geral". O objetivo é simplesmente relembrar um pouco dessas produções e saber um pouco de como foi a trajetória da própria enquanto estava em atividade. Para nossa primeira análise eu trago esse clássico baseado em uma obra do Stephen King: Under The Dome ou "O domo"... Ou como ficou conhecida pela galera de Rede Globo "Prisão invisível".


A História da serie se inicia quando literalmente do nada um domo surge ao redor da pequena cidade de Chester's Mill. Esse domo cercava a cidade inteira e impedia que qualquer coisa saísse ou entrasse nos seus arredores. Se não bastasse o fato inusitado de ter uma parede gigante rodeando a região, os habitantes que ficaram lá dentro tinham peculiaridades bem especiais. Um exemplo que podemos citar é o personagem do Mike Vogel que é conhecido Dale Barbara, ou pela abreviação de seu nome "Barbie". Ele é um ex-militar que não mora em Chester's Mill, o rapaz foi para a cidade cobrar um divida de um homem chamado Peter Shumway (R. Keith Harris). Porém no meio da cobrança acaba rolando uma briga e Barbie atira no rapaz que morre logo em seguida. Porém o fato mais curioso que acompanha esse arco do protagonista, é que Dale Barbada acaba tendo uma relação com uma moça chamada Julia Shumway (Rachelle Lefèvre) a Ex-esposa de Peter.


Além de Mike e Rachelle que são nomes conhecidos, o elenco dessa serie também conta com o grandíssimo Dean Norris. Ele interpreta um dono de concessionaria que também é oficial da policia, e quando o Domo cai, ele praticamente fica com o poder da cidade. Mais uma vez Dean faz um trabalho sensacional e convence em seu papel sendo ai o principal destaque da serie. O elenco de Under The Dome não é ruim, mas também não é as mil maravilhas, uma atuação ou outra ali passam engasgando na garganta. Um exemplo bom de atuação abaixo do nível é a da Grace Victoria Cox que na minha humilde opinião não acerta com sua personagem em nenhum momento. O rostinho lindo dela encanta quem vê, mas ninguém compra o drama que ela vive após ser introduzida na segunda temporada, e menos ainda quando ela se torna protagonista na terceira.


O roteiro da serie tem uma proposta muito boa e cria situações muito bem elaboradas e também criativas para a vida dentro do domo, porém em muitas dessas ocasiões, os roteiristas acabam se enrolando nas próprias artimanhas e criam resoluções mirabolantes. Por mais que não tenha me incomodado quando eu assisti, creio que muitos tenham ficado chateados com esses furos incoerentes e por isso a serie foi perdendo o gosto do publico.


Após a terceira temporada a produção da serie foi cancelada, o que deixou muita gente (incluindo eu) revoltados. Acho que a serie não era uma puta produção, mas mesmo assim tinha historias legais ainda para serem exploradas. Under The Dome merecia uma quarta e ultima temporada para dar uma despedida decente aos fãs.


O cancelamento de serie se deu principalmente pela falta de publico, depois da primeira temporada a audiência decaiu, e da segunda para a terceira teve outra queda brusca. Com isso a serie que já bem vista pelo público, passou a NÃO ser valorizada do jeito que merecia nem pela própria CBS. A noticia boa é que quem quer saber o final da trama, pode procurar e ler o livro do King. E lá, apenas lá você vai conseguir descobrir como termina a história de Barbie e companhia.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page