top of page
Foto do escritorIury D'avila

Especial Oscar: A Favorita (2018)

Atualizado: 21 de ago. de 2019



Um dos filmes que comanda as indicações para o Oscar 2019 é um trabalho nomeado de: A Favorita. O filme que é um das coisas mais maravilhosas que o cinema do último ano nos proporcionou, vem sendo sendo um dos favoritos em várias categorias esse ano. Com 10 indicações para a maior premiação do cinema, o filme Yorgos Lanthimos é o destaque de hoje no nosso especial sobre o Oscar 2019.


Bom pessoal, A Favorita já vem sendo elogiado por ai, principalmente na gringa pela sua originalidade. O filme traz uns conceitos, principalmente visuais e estéticos que são muito caricatos e bem ambientados para aquele universo. O próprio trabalho do diretor  Yorgos Lanthimos é o que reflete a qualidade bem pessoal desse trabalho. É um longa que foi feito com o objetivo de divertir o público com um drama que alivia seu lado mais pesado no tom mais caricato.


A trama se passa na Na Inglaterra do século 18 e acompanha a vida da Rainha Anne, que Junto de sua duquesa Sarah Churchill, elas tomam as principais decisões do reino e da guerra que a Inglaterra participa. Porém tudo começa a mudar quando uma criada recém chegada, conhecida como Abigail  começa a agradar a rainha como Sarah não conseguiu, e logo começa a se tornar A favorita da senhora inglesa.


O roteiro desse trabalho leva suas principais glorias nos diálogos. A maioria das interações, e das conversas, principalmente entre o trio principal funciona muito bem. O dialogo naturalmente já é lindo por se passar na Inglaterra e ter aquele sotaque inglês do seculo 18 que é belíssimo. Porém ele surpreende mais ainda quando lança suas frases de efeito que são super inteligentes, e dentro do contexto da trama causa um impacto bem interessante. Outra coisa que é bem construída é o arco principal. Por mais que o conceito seja simples, o desenvolvimento dele é bem especial. O filme é dividido em partes, e isso dá um tom um pouco mais datado, justamente para te ambientar melhor naquela época onde o longa se passa. E essas divisões funcionam também como mini capítulos, já que cada um evolui a história com características próprias, resolvendo mini tramas que giram em torno do arco principal. Alguns fatos do longa são tratados apenas na teoria, porém ainda sim são motivações utilizadas pelos personagens para avançar a história. Realmente é bem interessante como tudo caminha com uma facilidade enorme e corresponde bem com a proposta do trabalho.


A direção é outro tópico que se destaca muito nesse projeto. O Yorgos Lanthimos usou mais tecnologia do que criatividade para chegar no seu objetivo. no começo do filme, e durante a primeira hora, ele filma várias cenas com um plano panorâmico que é sensacional. Tem um pouco do estilo de plano continuo, porém nesse caso a câmera esta fixada e só gira sem perder o angulo... O que deu um resultado bem interessante. Durante o filme todo ele usa uma lente bem semelhante a "Olho de peixe" que dá aquele efeito mais esférico na cena, e funciona panoramicamente também. Essas estrategias de evitar mover a câmera, é muito utilizado nas cenas mais fechadas por exemplo, e é isso que da um toque especial para o trabalho. Ele também gosta muito de filmar da maneira linear, sem alterar drasticamente o angulo, oque também é muito bem feito.


O figurino é simplesmente surreal. A Sandy Powell, que também foi indicada ao Oscar e vai levar esse prêmio ou pela A Favorita ou pelo O Retorno de Mary Poppins, com certeza teve um trabalho duríssimo nesse projeto, pois realmente... Tudo estava impecável. É simplesmente um filme de época fiel ate nos mínimos detalhes na questão do figurino. A cada personagem novo que aparece, você percebe a dedicação do trabalho, e o esforço pelo resultado final. Tudo é bem trabalhado e bem organizado em tela, é simplesmente incrível.


O elenco desse filme, é perfeito. Simplesmente um dos elencos mais poderosos dos últimos anos. destaque para as três atrizes principiais que são inacreditáveis. A Olivia Colman (The Crown) é quem faz maravilhosamente a rainha Anne, a Emma Stone (La la Land) esta perfeita como Abigail, a Rachel Weisz (A múmia) manda muito bem como Sarah, o James Smith ( The Thick of It) é quem faz o Godolphin, e Nicholas Hoult (Mad max: Estrada fúria) é quem interpreta o Harley.


A Favorita claramente se destaca em mil e um pontos, e é uma produção incrível que agradou tanto a critica, como a academia, como também o público em geral. É um filme que sabe evoluir dramaticamente e visualmente, tanto que você consegue perceber claramente ate na maquiagem a na atuação bem feita, o desgaste da rainha Anne. É simplesmente sensacional e com certeza vai levar muitas estatuetas para casa no Oscar 2019.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page