top of page
Foto do escritorIury D'avila

Análise: La casa de papel (Partes: 1-2)

Atualizado: 13 de ago. de 2019



Elite, a nova serie espanhola da Netflix estreou recentemente com um elenco recheado de atores importados de La casa de papel. Os grandes nomes da serie que foi um dos maiores sucessos do primeiro semestre de 2018, tiveram seus nomes garantidos na nova produção do serviço de streaming. E antes de analisar o novo fenômeno da TV, vamos relembrar para vocês um pouco do que esses atores fizeram na serie que lançou eles para o sucesso.


Por incrível que pareça muita gente não sabe que La casa de Papel não é uma produção original Netflix. A serie é de um canal televisivo espanhol chamado "Antena 3". Assim como várias outras series, a Netflix importou o conteúdo e lançou em seu catalogo. A questão é que a empresa alterou o modelo dos episódios que originalmente tinham mais de uma hora de duração, e encurtaram para favorecer a transmissão para a maioria do público. As duas partes da serie são na verdade apenas uma temporada dividida. Esse esquema que a Netflix montou, por mais que tenha sido não intencionado, acabou gerando no meio tempo que separou o lançamento de uma parte para outra, um certo apetite no público que estava ansioso para ver a continuação. Boa parte dele não resistiu e apelou para a clássica pirataria, pois como já tinha sido transmitido na TV, os episódios já estavam na internet.  Mas mesmo com todo esse furdúncio, esse modo de divulgar a temporada foi um dos principais atributos que tornaram La casa de papel uma serie muito comentada.


Além do marketing exposto em cima, outro ponto importante do sucesso da serie sem duvida nenhuma foi o roteiro. Creio que seja na verdade a mais importante característica da produção. Texto esse que foi escrito e reescrito mais de 50 vezes, precisou ser precavido em muitos momentos da trama por se tratar de um enredo arriscado. Se você olhar bem para La casa de papel, percebe que qualquer deslize pode comprometer toda a fidelidade da trama. Por isso esse cuidado com o roteiro e esse detalhamento e foco foram cruciais para não deixar a história sair dos trilhos. Como eu já citei, originalmente os episódios passam de uma hora...E com certeza o responsável por isso foi o fato desse enredo mais longo favorecer o roteiro e transmitir uma história mais completa para o telespectador.


A serie em algumas oportunidades cria soluções de roteiro que são muitas vezes cenas encaixadas para a trama ter algum caminho por onde correr. Quase todas as cenas de flashback onde o professor esta ensinando alguma coisa, sempre tem esse contexto de matar a jogada da policia com uma teoria que já foi pensada. Normalmente eu acho esse tipo de resolução de trama bem fraco e fico sempre incomodado com esse tipo de solução de roteiro. Em La casa de papel eles ate tentam fazer um conteúdo mais robusto, mas mesmo assim esse não deixa de ser o ponto que mais me fez ficar insatisfeito em relação ao roteiro.


Apesar do problema citado anteriormente, a trama muito bem elaborada quebra muito do que você acha previsível. Toda  a serie é feita em cima de reviravoltas muito instigantes e empolgantes. Toda a criatividade envolvendo uma história com um enredo muito original e com surpresas do inicio ao fim, fazem o trabalho do Álex Pina, criador da serie ser um dos mais belos em questão de roteiro dos últimos anos.


Outros pontos que merecem ser citados são os diálogos e a direção. A trama que é narrada pela visão da personagem Tokio (Úrsula Corberó) usa muito da visão em terceira pessoa da "Protagonista" para narrar os passos dos personagens. Na verdade a Tókio em sua essência de narradona, faz mais o papel de crítica em relação a decisões do que falar sobre a trama em si. A forma como o texto dela é conduzido te deixa por dentro da história com uma visão mais informal do tudo o que esta rolando. Enquanto isso a própria serie vai te mostrando formalmente e literal (obviamente) o andar da carruagem.


Agora finalmente falando do elenco, La casa da papel traz alguns nomes incríveis, e outros nem tanto. Alguns atores se superaram absurdamente, enquanto outros ficaram um pouco a desejar. Por se tratar de atores em sua maioria espanhóis, quase todos são desconhecidos do grande público. Uma das que mais se destacou foi com certeza a María Pedraza que interpretou a Alison Parker. Ela que não teve tanto espaço quanto outros personagens, simplesmente roubava a cena e se destacava em todas as suas aparições. A curva dramática dominada por essa garota durante a serie foi algo maravilhoso. Tanto que ela é quem protagoniza Elite e já tem papel garantido em outra serie da antena 3 para 2019. Outro que sem duvida fez um trabalho genial foi o grande Jaime Menéndez Lorente, interpretando o Denver, ele mostrou que também sabe se sair da curva e atingir outros tons de várias personalidades na mesma cena. A Alba flores trouxe uma Nairobi que caiu nas graças do povo. Sua personagem em si já ajuda por ter um dos melhores arcos, mas o carisma da alba foi essencial para o destaque do seu trabalho. A Úrsula Corberó que faz a Tokio como eu já citei, tinha a responsabilidade bem maior que os outros por ser na teoria a protagonista. Trouxe uma personagem forte e muito bem focada, mas faltou só um pouquinho para chegar no topo. Com certeza nessa nova temporada, nessa terceira, a Úrsula vai sem duvida nenhum ser um dos destaque, pois todos vimos o potencial dela. Álvaro Monte, Pedro Afonso e a Itziar Ituño que fazem respectivamente o Professor, Berlim e a Raquel, foram muito bem, fizeram seus trabalhos com exito, mas ficaram naquela média do aceitável. Agora com certeza quem mais eu tenho prioridade para falar aqui é sobre o Miguel Herrán que fez o Rio. Em La casa de papel ele foi bem, mas também não se destacou como a Mária, ou o Jaime que foram para Elite com ele...Mas na nova seria da Netflix, o Miguel esta incrível. O garoto evoluiu de maneira brilhante nesse último ano que passou. Em Elite ele faz um trabalho maravilhoso e com certeza mais completo do que ele fez com o Rio em La Casa de Papel.


Mas então é isso galera, a nova serie da Netflix já esta entre nós com um elenco dessa vez já conhecido pelo grande público e com um enredo muito original. Então por isso, Logo logo a gente volta aqui para falar sobre Elite.

0 comentário

Comments


bottom of page