Mais uma summer season se passou e junto com ela veio mais uma temporada The 100. Essa serie que ao passar das temporadas foi construindo um público bem consistente, chega no seu quinto ano com a missão de reunir todos os personagens após toda a destruição que ocorreu no final da quarta temporada. Então clã, se acomoda ai que hoje a gente vai analisar o que de mais interessante ocorreu nessa nova temporada de The 100.
Os trailers dessa nova season deixavam a entender que a serie teria um enredo bem semelhante do que foi retratado na primeira temporada. Na verdade o último gancho deixado era justamente o plot inicial da serie, só que dessa vez com os papeis invertidos. Nessa nova temporada Clarke Griffin (Eliza Taylor), e todos os outros que estão no abrigo em baixo da terra são os terráqueos, e os novos humanos que vem do céu são os invasores. Do mesmo jeito que os cem invadiram a terra na primeira temporada, dessa vez ele são quem estão tendo seu território violado. Esse plot prometia trazer um certo sentimento nostálgico para o público, mas com o decorrer da carruagem, você logo percebe que a trama vai tomar outro rumo.
Essa temporada adicionou alguns personagens que com certeza vão rondar ali para fazer parte do elenco fixo da serie. A principal com certeza é jovem Madi (Lola Flanery) A atriz que interpreta a parceira e "Filha" de Clarke, traz uma frieza enorme na dificuldade do seu papel. Madi que é uma Nightblood vai precisando assumir uma postura mais empoderada a cada episodio que passa. E junto com a personagem, a atriz vai evoluindo junto... Ao ponto de chegar no último episodio da trama e a Madi puxar muito do destaque para si. Outra que concorre a ocupar um lugar no elenco principal é Diyoza, interpretada pela famosa Ivana Miličević. Ela que começa sendo a antagonista da temporada, já tinha entregado em suas primeiras aparições que não era a verdadeira vilã da trama. E como é de costume em The 100 a ex-inimiga entra para o grupo dos bonzinhos do final da história. Dyioza rivalizou muito com Clarke durante os primeiros episódios e logo em seguida virou a inimiga mortal de Octavia. Tirando o Shaw (Jordan Bolger) e o Paxton McCreary (William Miller) que foram dois dos personagens importantes da trama que vieram o com Dyioza, o resto do elenco é todo aquele apresentado nas temporadas anteriores. Destaque muito grande muito para o Bob Morley. pois o que ele faz com o Bellamy é algo extraordinário. o Henry Ian Cusick também esta muito bem nessa temporada, e a caracterização dele é uma das melhores ate o momento.
O enredo de The 100 sempre é o que mais deixa a desejar. A serie sempre segue a mesma formula dando soluções de roteiro muitas vezes sem a devida profundidade. Eles resolvem problemas de maneira tão simples que as vezes chega a ser ridículo. Por outro lado o próprio roteiro tem dois pontos que merecem um destaque positivo:
O primeiro deles é a construção dos personagens. Tirando a Abby (Paige Turco) que não teve uma história bem estruturada quando se fala do seu vicio, todos os outros tiveram suas tramas muito bem articuladas. O destaque nesse quesito ficou para o arco da Octavia (Marie Avgeropoulos) que sem duvida nenhuma foi a protagonista dessa temporada. Com flashbacks contando seu passado e com ela precisando tomar decisões de vida ou morte a cada episodio, a personagem foi a que mais teve tempo de tela para crescer e se mostrar, tendo ate um episodio inteiro exclusivo focado totalmente nela. Outro arco que não podemos esquecer é o da Clarke com a Madi. Elas que usam a relação de mãe e filha a temporada inteira, utilizam de toda a base construída nos episódios inciais para mostrar o quanto se amam. O problema dessa parte do roteiro é que as decisões de Clarke sobre Madi ficam muito esquisitas após o meio da temporada, quando a trama vai chegando no seu final parece que o enredo se perde em explicar as escolhas da dupla.
O segundo destaque fica com os diálogos. As conversas e frases de efeito são muito bem escritas e planejadas. Na verdade The 100 sempre mereceu palmas para as falas bem colocadas. E nessa quinta temporada não foi diferente.
A trilha sonora que foi um ponto sensacional em muitas das temporadas, ficou um pouco ofuscada esse ano. Não tivemos um som de destaque nem um clássico readaptado para a serie.
O último episodio marca o que muita gente já considerava "previsível", não tivemos muitas surpresas e uma "Batalha final" totalmente sem graça. Porém em compensação os últimos minutos da temporada fazem o público pular do sofá. Depois de uma solução de roteiro sensacional para simplificar muita coisa do futuro, eles finalizam a temporada comovendo quem assiste com a despedida de dois personagens queridos e deixando um belo guancho para a sexta temporada.
Agora me diz ai, o que você achou dessa nova temporada de The 100?
Comments