top of page
Foto do escritorIury D'avila

Análise: Power Rangers (1ª - 24ª Temp.)



Se eu te perguntar o nome de uma franquia que marcou três gerações, qual o titulo que vem a sua cabeça? Alguns podem lembrar de Star Wars, ou ate os Simpsons, porém é inegável que Power Rangers tem uma cadeira especial nesse grupo. A série infanto-juvenil tem um público muito frequente desde a sua estreia em 1993 e ate hoje se mantem frequente com temporadas novas a cada ano. Por isso se prepara, pois hoje é dia do Sessão Cinema fazer um apanhado e reunir o que de mais interessante essa franquia nos rendeu ate agora.


Antes de mais nada, eu preciso dar dois recados para vocês sobre nossa análise de hoje. O primeiro fala sobre Power Rangers: Super Ninja Steel que a gente já analisou no inicio do ano, por isso não citaremos ela aqui hoje, assim como Beast Morphers que é a temporada de 2019 que esta em desenvolvimento. O segundo recado se trata sobre o objetivo dessa análise. A gente escolheu abordar a franquia hoje por conta do  recente falecimento do ator Pua Magasiva que fazia o Ranger Vermelho Shane na temporada Ninja Storm. Isso é meio que uma homenagem a um ator dessa franquia que é amada por muita gente.


Bom jovens, como em toda análise geral/ de temporadas, basicamente iremos passar temporada por temporada citando por cima as informações sobre a própria e te apresentando o contexto necessário que você precisa saber de cada uma. Como serão 24 temporadas, se acomoda bem que hoje o texto é longo.


Nossa jornada começa na Alameda dos Anjos em 1993 quando foi lançada a primeira temporada de Power Rangers intitulada "Mighty Morphin". Mas esse trabalho, diferente do que muita gente pensava na época, não é um produto original. A série é basicamente é uma versão americana de uma franquia já consagrada no oriente chamada Super Sentais. Aconteceu que um rapaz chamado Haim Saban comprou os direitos da versão Japonesa e adaptou o conteúdo para o público ocidental. Ele alterou alguns detalhes, mas entregou um trabalho bem semelhante ao original. A trama se resumia em um grupo de cinco jovens chamados de Jason, Billy, Zack, Trini e Kimberly que são recrutados por um ser intergalático chamado Zordon e seu robô assistente Alpha 5 para combater a recente libertada vilã espacial do mal conhecida como Rita Repulsa. Com isso os garotos recebem suas moedas do poder e assumem a força de seus dinossauros em questão para se tornarem os primeiros Power Rangers. Mais para frente, Rita resolve criar seu próprio Ranger, mas com a ajuda de Jason, Tommy se liberta do feitiço e entra para o grupo como o novo Power Ranger Verde.

Em 1994 estreou a segunda temporada de Mighty Morphin Power Rangers, trazendo de volta toda aquela galera que já tinha sido apresentada no ano anterior. A novidade é que agora um novo vilão entrou em cena, o superior de Rita Repulsa, Lord Zed agora é quem ameaça os Rangers, e para combate-lo, novos zords e novos poderes são adicionados ao arsenal da equipe. Além disso, Tommy que tinha se ausentado por um tempo por conta de falha nos seus poderes de Ranger Verde, retorna usando agora a cor Branca.  No meio da temporada, três heróis precisam abandonar o grupo, por isso então os rangers começam uma jornada em busca de uma espada que pode transferir os poderes de Jason, Zack e Trini para Rocky, Adam e Aisha. Com a missão completa, o novo grupo de rangers se forma e um novo sexteto é apresentado.


Em 1995 vai ao ar o terceiro ano de Mighty Morphin, agora tendo como ameaça Zed, Rita e seu irmão, Rito. Novamente os rangers recebem uma nova versão de seus uniformes e novos poderes. Mais para o fim da temporada, dois problemas assolam os heróis. O primeiro é a saída de Kimberly, que precisou ir embora para seguir sua carreira pessoal. Com isso Kat, uma garota de confiança dos Rangers, assumiu o posto de ranger rosa. E ela chegou bem no momento que o pai de Rita e Rito, Dom Ritão apareceu na Alameda dos Anjos e iniciou seu plano final: Girar a terra ao contrario para transformar os rangers em crianças. Sua estrategia foi bem sucedida, e os protetores da terra se tornaram jovens indefesos.


Em 1996 estreia uma "temporada" que não é reconhecida pelo grande público por ser apenas de ligação e conter somente 10 episódios. Eu considero Alien Rangers como uma temporada comum, mas por força geral ela não vai ser contabilizada, sendo considerada apenas como uma transição. A trama basicamente se inicia após os rangers terem se tornado crianças. Com a terra indefesa, Zordon recruta amigos de um planeta chamado Aquitar, que protegem a terra enquanto os pequenos heróis precisam descobrir como voltarem ao tamanho normal. Os alien Rangers conhecidos como Aurico, Cestro, Tideus, Corcus e a líder Delphine seguram a barra enquanto os jovens rangers voltam no tempo para resgatar o cristão ZEO.

Em abril de 1996 foi ao ar Power Rangers: Zeo. Após os rangers recuperarem a fonte de energia que podia traze-los de volta a idade normal, eles acabam tendo que presenciar os vilões Rito e Goldar destruírem o centro de comando da equipe. Por sorte, em baixo dos escombros eles acham novamente o cristão, e de quebra encontram uma passagem para uma nova sede: A Câmara do Poder. Com cinco pedaços do cristão em mãos, os rangers poderiam se energizarem novamente, dessa vez para enfrentar o Império Maquina que estava chegando para atacar a terra. Como existiam seis rangers, Billy ficou de fora, deixando um dos cristais para uma garota chamada Tânia, que trocou de lugar com Aisha e voltou para ser a nova ajudante. Com isso o novo grupo de Rangers Zeo era composto por Tommy, Rocky, Adam, Tânia e Kat. Mas eles não ficaram sozinhos, quando o nosso novo time precisou de ajuda, o nosso velho amigo Jason voltou como Ranger dourado e ajudou nossos heróis a derrotar o império das maquinas.

Em 1997 foi ao ar Power Rangers: Turbo. O inicio dessa trama é abordada em um filme que a gente ainda vai analisar. Mas basicamente com a chegada de uma pirata espacial chamada Divatox, era hora do grupo usar um equipamento da pesada. Eles evoluiram para um novo nível de poder e assumiram uma força ainda mais poderosa. O único que não pode usufruir desses novos equipamentos, foi o Rocky, que acabou se ferindo gravemente e teve que passar o manto para frente... Para um adolescente chamado Justin que ficou sendo o novo ranger Azul. Vendo que a jornada do grupo estava ficando longa, foi recomendado aos rangers que achassem um substituto para passarem seus poderes. Então TJ, Cassie, Ashley, e Carlos foram os escolhidos para se juntar a Justin na nova equipe Turbo.


Em 1998 estreia Power Rangers: No Espaço. Após o fim conturbado de Turbo, os rangers precisavam viajar para o planeta Samariano, lugar onde Divatox se refugiou após os eventos de Turbo. Sem pensar duas vezes, quatro dos Rangers saem da terra para seguirem o novo destino. O único que viajou, foi Justin que decidiu ficar com seu pai. Chegando no espaço os quatro heróis acabam cruzando com um novo Ranger chamado Andros e com uma nova vilã chamada Astronema. Como os rangers da terra decidem provar seu valor, Andros os entrega os astro morfadores é a nova equipe se forma. Andros, Carlos, TJ, Cassie e Ashley sabiam que Astronema e seus capangam eram fortes demais, por isso toda ajuda era Bem-vinda, incluindo a do próprio Justin, de Zhane - O Ranger de prata e e ate das Tartarugas Ninjas.


Em 1999 foi a vez de um novo grupo se apresentar. Abordos de uma colonia especial chamada Terra Ventura, quatro jovens acabam descobrindo que o mundo é bem maior e complexo do que eles imaginavam. Leo, Kai, Damon, Kendrix e Maya (Uma nativa de um planeta chamado Miranoi) recuperam os sabres Quasar e se tornam os rangers da Galáxia Perdida, com o principal objetivo de deter a vilã Trakeena que ameça tanto a colonia terráquea, quanto o planeta de Maya. No meio da temporada, Kendrix acaba impedida de assumir os poderes da Ranger rosa, por isso Karone, a irmã de Andros, assume o manto da nova ranger rosa. Antes disso, o irmão de Leo, Mike, já tinha entrando na equipe como o Defensor Magma.


No inicio do novo milênio estreou Power Rangers: Lightspeed - O resgate. O objetivo era reunir um grupo de pessoas, com habilidades reconhecíveis para montar uma equipe de elite para bater de frente com a recente invasão dos demônios na terra. Carter, Chad, Joel, Kelsey e Dana, são escolhidos pelo capitão Mitchell para assumir essa responsabilidade. Mais para frente Ryan, irmão de Dana e também filho do Capitão Mitchell entra para a equipe como ranger Titanium.


Em 2001 foi ao ar uma das melhores temporadas ate o momento. Power Rangers: Força do tempo trouxe e apresentou o conceito de viagem espacial de uma maneira maravilhosa. O que acontece é que um vilão chamado Ransik foge do ano 3000 e vai ate 2001. Com isso o grupo que deixou ele escapar, se sente responsável e volta no tempo para prende-lo de novo. Mas para que dessa vez eles saiam vitoriosos, os morfadores seriam necessários em combate, porém eles só funcionam se o vermelho for ativado. Como Alex, dono morfador morreu, eles não tinham o DNA essencial para ativar os outros. Jen, Trip, Lucas e Katie só não contavam que um jovem chamado Wes fosse visualmente idêntico a Alex e tivesse o DNA que eles precisavam para se tornarem os Power Rangers da força do tempo. Mais para frente, Erik, um rapaz de confiança do pai de Wes, consegue pegar o poder Quantum e se tornar o sexto na equipe, o Ranger Quantum.


Em 2002 Foi ao ar Power Rangers: Força animal. Essa que é uma das temporadas mais populares, basicamente apresenta quatro Jovens, Taylor, Alissa, Max, e Danny que assumem através de cristais, os poderes de feras animais e combatem monstros que poluem a natureza. Com a chegada do Mestre Ogro, foi preciso um quinto Ranger se agregar a equipe, e foi assim que Cole se tornou o leão Flamejante e se juntou aos outros. O último a ingressar no grupo foi Merrick, que assumiu o poder do Lobo Lunar.


Em 2003 A Disney comprou os direitos de Power Rangers e começou produzir suas temporadas. A primeira delas: Tempestade Ninja. A trama basicamente apresentava uma escola secreta de ninjas que com a chegada do vilão Lothor a terra, precisava transformar três garotos em Rangers. Tori, Dustin e Shane assumem os poderes respectivos da água, terra e vento, se tornando assim os Rangers Tempestade Ninja. Além de Lothor, o grande adversário deles era os rangers do Trovão. Blake e Hunter no começo eram os principais rivais dos heróis, mas no final se provaram ser bons parceiros. Além deles dois, o nerd da equipe, Cam, conseguiu voltar no passado para recuperar um poder Ninja, o transformando assim no Power Ranger Samurai verde.


No ano seguinte, em 2004, Tommy Oliver, nosso lendário Ranger volta após descobrir novas essências poderosas chamadas de Dino Pedras. Para assumir esse poder, ele resolver escolher três estudantes, alunos dele chamados de Kira, Ethan e Conner. Os três garotos assumem a força dos dinossauros e se transformam nos Power Rangers: Dino Trovão, com o principal objetivo de deter Mesogog. Pouco tempo de entregar as pedras aos garotos, o próprio Tommy volta a virar um ranger, utilizando a Dino Pedra Preta. Além dele um jovem chamado Trent também assume um poder, se tornando assim o Ranger Branco.


Em 2005 foi ao ar a 13ª  Temporada, Power Rangers: SPD. O que rolou aqui foi que no ano de 2025, a terra se move com humanos e alien's vivendo lado a lado no nosso planeta. Mas as vezes alguns seres vacilam e cabe a policia da Super Patrulha Delta julgar esses criminosos. Com o esquadrão A desaparecido, cabe a galera do B a responsabilidade de cuidar do maior de todos vilões daquela ocasião, o Imperador Gruumm. Por isso Jack, Sky, Z, Sidney e Bridge se juntam e se tornam os rangers SPD. Além deles que são os principais, temos o cachorrão Gruger se tornando o Ranger Sombra, a Kat que vira a Ranger Felina e o Sam que é o Ranger Nova.


O ano é 2006 e a temporada da vez é Power Rangers: Força Mistica. Dessa vez focando em magia, cinco jovens são escolhidos para receberem poderes misticos para protegerem a terra das forças do mal. Nick, Chip, Vida, Madison e Xander são os selecionados e cada um assume um poder magico da natureza. Posteriormente a poderosa Udonna se junta eles se tornando uma ranger, assim como o  Daggeron e o Leanbow.


No ano de 2007 estreou Power Rangers: Operação Ultraveloz. Agora a trama trazia um arqueólogo que sem querem acaba liberando duas forças distintas do mal. Por isso ele precisa recrutar quatro jovens com habilidades bem especificas para ajuda-lo em sua missão. Will, Ronny, Dax e Rose assumem essa tarefa, formando assim um novo grupo de Rangers. O Andrew Hartford, recrutador dessa galera seria o Ranger Vermelho, mas seu filho é quem acaba conseguindo morfar e assim Mack se torna o líder da equipe.


No ano de 2008, Power Rangers: Fúria da Selva foi o dono da vez. Nessa ocasião os demônios novamente voltam a ameaçar a terra, e cabe a três jovens, conhecedores da artes marcais, a função de deter o vilão Dai Shi. Casey, Lily e Theo são os três garotos, que no meio da temporada recebem a ajuda de Dominic e do seu mentor R.J.


Em 2009 A Disney produziu sua última temporada, e nesse contexto foi ao ar Power Ranges: RPM. Com um mundo dominado por um vírus, apenas uma cidade ainda era segura. Por isso cinco jovens assumem a missão de proteger Corinto com a sua vida. Scott, Flynn, Summer, Ziggy e Dylon são selecionados para essa missão. Posteriormente os irmãos Gem e Gemma se juntam aos outros cinco para complementar a defesa contra o vírus Venjix.


Nos anos de 2011/2012 tivemos as temporadas Samurai e Super Samurai. Sendo essas duas as primeiras produzidas pela Saban em um novo formato, após recomprarem os direitos que estava com a Disney. Basicamente a trama conta a história de cinco jovens samurais que foram treinados a vida toda para formarem uma equipe caso os Nighloks voltassem a ameaçar nossa realidade. Com isso em mente, Jayden, Mia, Mike, Kevin e Emily assumem seus postos como novos Power Rangers: Samurai. Mais para frente, um garoto chamado Antonio, mesmo não sendo Samurai de origem, consegue se unir ao grupo, se tornando assim o sexto integrante. Na temporada Super Samurai, a irmã de Jayden, Lauren, assume o posto de Ranger Vermelha, desbancando seu irmão por algum tempo.


Em 2013 foi lançado Power Rangers: Megaforce. A trama conta que um grupo de jovens foi recrutado para proteger a terra após uma armada alienígena ameaçar invadir nosso planeta. Com seus poderes em mãos, Troy, Gia, Noah, Jake e Emma, impedem que a armada invada a terra e destrua a humanidade.


No ano seguinte, em 2014, essa mesma história teve uma continuidade, porém com um upgrade dos poderes. Agora nossos heróis tinham o poder Super Megaforce dos rangers lendários, todos que vieram antes deles. Ou seja, eles podiam morfar qualquer ranger do passado. Além disso, outro herói se junto ao grupo nessa temporada, Orion entrou para a equipe e se tornou o sexto ranger.


Em 2015 e 2016 Foi a vez de uma nova galera entra em ação. Tyler, Chase, Koda, Riley e Shelby encontraram cinco energemas que deram a eles poderes Rangers para combater uma ameaça maior que deseja possuir esse antigo poder dos dinossauros para utilizar com as forças do mal. Com a ajuda de posterior de Sir Ivan, James, Principe Phillip III, e Kendall , os cinco primeiro conseguem completar seu objetivo e protegem as energemas.


No ano seguinte em 2017, foi ao ar Power Rangers: Ninja Steel. Dessa vez um vilão espacial chamado Galvanax desejava adquirir o poder do aço ninja para si próprio. Mas quando o Nexus Ninja cai na terra, cinco jovens conseguem retirar os pedaços de aço energizados que lhe dão poderes de Rangers. Brody, Presto, Calvin, Sarah e Hayley formam um novo grupo e protegem o aço das mãos indesejadas. Posteriormente, Levi Weston se junta ao grupo, se tornando o sexto ranger da equipe.


Tirando Super Ninja Steel que a gente já analisou e Beast Morphers que está em produção, essas foram todas as temporadas lançadas na TV ate o momento. Com certeza Power Rangers ainda agrada muita e com certeza muitas temporadas ainda virão pela frente. Em janeiro do ano que vem a gente volta para falar da nova temporada que foi lançada. Ate lá desejo de coração que o poder os protejam.


0 comentário

Comments


bottom of page