top of page
Foto do escritorIury D'avila

Análise: Game Of Thrones (1ª - 7ª Temporada)



Após mais de um ano e meio de espera finalmente uma das séries amadas da história vai retornar para a sua última temporada. A maior produção da HBO chega para seu derradeiro fim no próximo domingo dia 14 e hoje nos vamos trazer para vocês tudo o que de mais interessante aconteceu ate esse momento na série. Por isso meus jovens se preparem porque hoje é dia Game Of Thrones.


Fazer análise de temporadas já é algo naturalmente difícil, fazer análise de uma série complexa é bem desafiador e fazer análise de temporadas de Game Of Thrones é algo bem sinistro. Então por hoje, para esse caso em especial vamos mudar o esquema que a gente já conhece sobre esse tipo de conteúdo. Ao invés de começarmos falando temporada por temporada trazendo o que de mais interessante a tem em cada fase da história, vamos adotar um estilo bem comum nos livros de George Martin e também que é presente no roteiro da série. Na análise das temporadas de Game Of Thrones vamos separar tópicos inicialmente focando nos personagens e nas famílias e só então depois passaremos a comentar resumidamente as coisas mais interessantes de cada ano para entendermos como tudo chegou ate esse exato momento.


Bom jovens, a trama geral básica BEM RESUMIDA da série conta a história de um reino chamado Westeros onde a capital é conhecida como King's landings. Após a morte de um homem chamado Jon Arryn que era o atual mão do rei, uma guerra de vários pilares incluindo politica, famílias, linhagem e ate traição começa começa a assombrar os sete reinos. A partir dai todo mundo se entra em conflito pelo direito do trono, e com isso acabam ignorando o maior inimigo em comum que são os mortos que chegarão a Westeros junto do inverno.


VALE RESSALTAR ANTES DE COMEÇAR A ANÁLISE QUE MESMO QUE JÁ TENHA SE PASSADO 9 ANOS DO INICIO DA SÉRIE, AINDA SIM NÃO DAREMOS SPOILER. POR ISSO ALGUNS FATOS SERÃO POUPADOS PARA EVITAR QUE ALGUÉM EVENTUALMENTE SE FRUSTE. ENTÃO PARA VOCÊ JOVEM QUE JÁ SUPER ENTENDIDO DE GOT, RECUPERE OS EVENTOS NA SUA MEMORIA CONFORME A GENTE FOR SOLTANDO AS INFORMAÇÕES, E PARA VOCÊ QUE NUNCA VIU A SERIE SE PREPARA PARA SE APAIXONAR ATRAVÉS DE RESUMOS.


A primeira família que devemos comentar é a Stark, sendo ela a responsável por governar o norte. Ned Stark começa a série sendo o atual rei Winterfell, tendo ao seu lado sua esposa Catelyn. O casal teve um total de quatro filho: Robb, Sansa, Bran e Arya. Além disso Ned cuida de um garoto das ilhas de ferro conhecido como Theon Greyjoy e  também tem um filho bastardo chamado Jon Snow. A trajetória dos Stark é com certeza a mais diversificada de todas. Com exceção de Robb e Caetely, todos os outros personagens principais que faziam parte do arco de Winterfell na primeira temporada seguiram rumos bem diferentes ao decorrer das sete temporadas.


Os Lannister's é outra casa que merece um destaque grande principalmente pela complexidade dos membros. Comandados por Tywin Lannister, três filhos assumem funções bem relevantes na série. Tyrion é um deles, e por ser um anão, sempre foi renegado pelo seu pai. Ele começa a série sendo apenas um bêbado que adora transar com prostitutas locais, porém ao decorrer das temporadas tem uma das maiores evoluções de arco dentro de GOT. Os outros dois filhos são Cersei e Jaime Lannister, eles são irmãos gêmeos que se amam e possuem um relacionamento secreto. O casal teve três filhos, porém como não era possível assumir publicamente esse fato, relataram que os garotos eram filhos de Cersei com seu esposo Robert, vulgo atual rei de Westeros.


Fechando o trio de casas principais, temos os Targaryen que inicialmente são representandos pelos irmãos Viserys e Daenerys. Com a morte do rapaz ainda no começo da série, Dani passa a ser a única representante relevante de sua família em GOT. O fato é que teoricamente ela é a herdeira oficial do trono, já que seu pai foi assassinado em batalhas passadas e ela foi obrigada a fugir. Agora com verdadeiro poder de ter posse de três dragões, Daenerys planeja voltar a Westeros e pegar do volta o que é seu.


Aqui vai um recadinho rápido para quem nunca assistiu a série:  A trama geral é bem mais volumosa e bem recheadas de famílias do que foi apresentado ate o momento. porém com esses três pilares você consegue se ambientar bem caso nunca tenha assistido GOT.


A primeira temporada de Game Of Thornes surgiu para o mundo trazendo teoricamente mais um titulo comum e como sempre sendo mais uma das incríveis produções da HBO. O fato é que tudo caminhava normalmente ate o nono episodio da primeira temporada que foi quando aconteceu um dos eventos mais surpreendentes da história das séries. Game Of Thrones teoricamente nunca teve um protagonista solo, mas naquela situação existia uma pessoa em evidencia... E ela foi morta brutalmente de modo que chocou todo mundo. A morte do tal personagem repercutiu e tornou pela primeira vez Game Of Thrones um titulo de destaque. Além disso no episodio seguinte, no último da primeira temporada, tivemos um fato que definiu a produção como sendo mais do que somente uma série de época, mais do algo mediável, era também uma trama de fantasia. Quando os dragões finalmente foram introduzidos no final do primeiro ano tivemos ai a certeza de que GOT era mais do que a gente esperava.


Na segunda temporada vemos ai a evolução de vários personagens que na primeira não foram tão grandes quanto se tornariam futuramente. Daenerys por mais que tenha se mostrado uma personagem forte na primeira temporada, foi só na segunda que ela ascendeu completamente. Tyrion por mais que tenha se mostrado um ótimo diplomata, agora apresentava seu talento com mais precisão. Além dessa sobreposição de poder, tivemos também várias coroas sendo assumidas, trocas de liderança e a oficial separação da família Stark. Foi na segunda temporada que cada membro seguiu um rumo diferente para ironicamente tentar reunir novamente a família. Também tivemos a introdução de outros personagens em arcos focados na disputa do trono que são peças fundamentais para eventos de grande nome em Game Of Thrones... O primeiro deles a própria grande batalha da segunda temporada que praticamente reescreveu muitos personagens para as próximas fases da série.


O terceiro ano de Game Of Thrones é com certeza um dos mais increíveis ate o momento. Essa foi a temporada com mais eventos que explodiram a cabeça do publico. Foi nesse ano que os Stark's e o norte tiveram sua queda definitiva. Foi nesse ano também que Jaime Lannister teve sua total redenção na série, foi quando também Jon Snow assumiu um papel de relevância na chamada Patrulha da noite indo para uma jornada suicida,  essa também foi a temporada onde Daenerys pela primeira vez viu seus dragões se tornarem feras gigantescas, e foi mais um ano que a gente sentiu na pele a dor de perder mais protagonistas, dessa vez em uma escala ainda não vista em GOT. após a terceira temporada, Game Of Thornes subiu um patamar a mais, e foi depois do casamento vermelho, um dos arcos mais sensacionais de toda a história que a série passou a ser inquestionavelmente unanime quando se falava de produções para a TV.


A quarta temporada manteve totalmente o nível da terceira e trouxe fatos que muita gente desejava, mas que precisava de muita ousadia para executa-los. Se tratando de Game Of Thrones, a morte do atual rei de Westeros no segundo episodio já jogou as cartas na mesa mostrando o que séria dos personagens naquele ano. Essa quarta parte da história tem um foco bem pesado em Tyrion porque o arco principal da temporada gira em torno dele. Os maiores eventos naquele momento em King's landing giravam em torno desse personagem.... Incluindo um julgamento e uma luta que são duas das cenas mais marcantes da série. já o pessoal do norte que estavam completamente desolado, viu nesse quarto ano pela primeira vez um resquício de esperança para um retorno. Com Littlefinger ajudando Sansa de um lado de Westeros, enquanto do outro Arya após ser protegida por duas temporada finalmente consegue ficar sozinha para começar uma vingança, o povo do norte ainda tinha uma esperança... Mesmo sendo atualmente governado por um Bolton (A segunda maior família do norte) que subjugou Theon Greyjoy e foi assim que Ramsay assumiu o posto de governante e se tornou assim o maior vilão de Game Of Thrones.


A quinta temporada trouxe finalmente pela primeira vez um verdadeiro grande embate entre os Mortos e os vivos. A patrulha da noite enfrentou os vagantes brancos e nos mostrou do que esses seres são capazes. Essa Foi um das batalhas mais fodas ate aquele momento, mas antes disso acontecer, lá em Westeros a série se dividiu em cinco pilares que foram cruciais para desenhar o rumo das próximas tramas. Eu considero muito a quinta como sendo uma temporada de transição, pois os fatos daquela ocasião definiram os grupos finais que fariam parte das temporadas seguintes de GOT. O primeiro pilar fica em Winterfell com dois momentos marcantes: Sansa perdendo a virgindade, essa que foi uma das cenas mais pesadas de GOT, e também a redenção de Theon foi outro uma reviravolta bem inesperada. O segundo pilar foca no arco de Stannis Baratheon (Irmão do Rei Robert) que precisou fazer um sacrifício cruel onde isso acabou culminando no ódio geral dos fãs por esse personagem. Também temos como foco nessa temporada a grande jornada da Arya para se transformar em ninguém, além disso tivemos também um grande foco religioso que tomou King's Landing, resultando assim em punições pesadas para vários personagens, e finalizando temos o encontro de Tyrion com Daenerys, formando assim uma das melhores duplas da série.


A sexta temporada tem um foco bem real em Winterfell e merecidamente a região precisava de uma season para ela conseguir se recuperar de tudo que aconteceu nos anos anteriores. O pessoal do norte desde a terceira temporada só tem baixas e sem nenhum sucesso voltarem a ser um reino organizado. Foi só na sexta temporada que a gente pode ver a grande guerra que fez os Stark's se recuperarem. A batalha dos bastardos não só foi um dos maiores eventos da TV, mas também conseguiu ser um dos episódios mais marcantes de todos os tempos. Basicamente nesse fim de sexta temporada você consegue encerrar muitos arcos para com isso nos dois anos seguintes consequentemente o foco ser a batalha contra os mortos.


Finalmente chegando a sétima temporada, uma coisa que ficou clara na trama daquele ano é que tinha muita coisa para ser apresentada em pouco tempo. Game Of Thrones correu como nunca para entregar o que precisava e foram tantas tramas e tantos arcos que ficou difícil ate de entender o posicionamento dos personagens em cada região. Na última temporada que passou tivemos várias batalhas, vários encontros, várias resoluções de trama e todo o terreno foi preparado para o que vai começar no próximo domingo. A sétima temporada serviu como um recomeço de muita coisa para você começar a pensar no fim.


Jovens, eu sei que faltou falar de muitos personagens, de muita história, faltou muitas informações, muitos detalhes, porém era impossível resumir GOT em um texto só. Uma análise normal aqui no sessão cinema tem mais ou menos 1000 palavras... Essa teve quase 2000. Inacreditavelmente eu ainda consegui fazer um resumo que conseguissem atingir o público que já conhece os fatos e também trazer um pouco do que significa essa série para quem nunca assistiu. Recomendo a todo mundo que se preparem e apertem os cintos, pois a partir do 14 o mundo congela para ver a última temporada da maior série da atualidade. Game Of Thrones infelizmente chega ao seu fim, porém com certeza teremos seis episódios que vão te deixar em choque tamanha a qualidade dessa produção.



0 comentário

コメント


bottom of page