top of page
Foto do escritorIury D'avila

Análise: Rick e Morty (1ª - 3ª Temporada)

Atualizado: 22 de ago. de 2019



Desde que Os Simpsons se tornaram um  fenômeno cultural da animação, sendo ate hoje a série mais longa da história da TV, muitos conteúdos animados nos últimos anos começaram a surgir focados especificamente para o publico jovem com um certo tipo de humor mais acido. Atualmente existe dezenas de produções de sucesso que seguem cada um uma formula diferente, porém com o mesmo objetivo. De todas elas, um dos destaques mais recente é com certeza o sucesso Rick e Morty. Por isso hoje vamos entender um pouco o que essa série tem de tão especial, e porque ela caiu nas graças do público.


Em um mercado vasto como é o nosso atual envolvendo qualquer produção para a TV ou cinema, ter um diferencial que te tira do padrão é algo essencial. E quando você traz uma proposta inovadora com um roteiro que é simplesmente ousado em todos os sentidos... Ai você consegue o tão esperado reconhecimento. E isso é muito o que exemplifica o conteúdo que vamos analisar hoje, pois tudo em Rick e Morty aconteceu na base do arrisco. E quando eu digo tudo, é literalmente TUDO: Da produção ate a dublagem aqui no Brasil. Essa animação que foi um sucesso principalmente aqui na nossa terra, teve momentos em que ate seu futuro era incerto. Mesmo você tendo um dos grandes no mercado, como é essa animação, ainda sim havia risco de cancelamento, mas tudo deu certo, e a série teve mais 70 episódios confirmados.


A trama conta a história de um cientista conhecido como Rick Sanchez e do seu neto chamado Morty Smith. Por seu avô ser a criatura mais inteligente do universo, Morty passava boa parte do seu tempo viajando entre dimensões e passando por altas aventuras ao lado de Rick.


A animação em questão de roteiro funciona de maneira totalmente linear em seu arco geral de temporada, porém nos arcos de cada episodio a trama se desenvolve de maneira bem eficiente. A série é tratada em um modelo mais básico de Sitcon, onde você tem episódios que funcionam 100% individualmente, e não tem consequências diretas de fatos. As únicas evoluções oficialmente que acontece na trama, são nos finais de temporada, onde tem um gancho que liga com o próximo ano da série. Uma coisa bem interessante desses finais também, é que em cada fim de temporada, sempre tem uma quebra de quarta parede o que faz sentido considerando que a própria animação não se leva a sério.


Falando agora individualmente das temporadas, o primeiro ano da série é com certeza um dos mais queridos e mais surpreendentes ate então. Querendo ou não, Rick e Morty aproveitou muito do chamado "Fator surpresa". No seu primeiro ano, quase ninguém sabia o que esperar da série, e justamente por isso alguns fatos marcaram e ate chocaram algumas pessoas. Mesmo não sendo uma super produção, a animação tem um roteiro bem complexo em certos momentos e também é muito inteligente. Por isso quando você entra com a cabeça aberta para assistir a primeira temporada, a bizarrice bem controlada é um fator chave que constrói e se adepta o conceito criativo que a trama traz.


O segundo ano de Rick e Morty é marcado por um SHOW de referências. Já era visível essa característica nerd na primeira temporada, porém no segundo ano a série trouxe de vez esse conceito de Easter Eggs para inovar mais ainda na parte criativa. A série seguiu bem ousada, porém dessa vez trouxe mais situações referentes a cultura POP do que um conteúdo mais complexo. Foi uma temporada onde tivemos uma relação maior entre todos os membros da família, e dessa vez Rick e Morty tiveram (ironicamente) seu universo pessoal mais expandido.


De todas as três temporadas, essa última é a que mais carrega o fator enredo com uma relevância maior. Nesse terceiro ano da série, tivemos a temporada mais "dramática" entre todas, onde você percebia um certo crescimento dos personagens. Dessa vez a trama era um pouco mais ligada em seus episódios e tudo meio que funcionava junto. Ainda se você assistir um episódio individual da terceira temporada, irá conseguir acompanhar sem ter um conhecimento prévio, porém é mais interessante com a bagagem do resto da temporada.


Pois é meus amigos, a quarta temporada de Rick e Morty esta confirmada e sabemos que após esse pesado terceiro ano, os novos episódios terão mais aquela cara de primeira temporada. O criador da série Justin Roiland vai tentar trazer aquele espirito da primeira temporada, que foi o que cativou os fãs. Então é isso clã, agora a gente só volta falar em Rick e Morty provavelmente em 2020 quando pode ser que saia a nova temporada dessa animação que a gente ama.

0 comentário

Comments


bottom of page