Amantes de mágica sempre foram grandes telespectadores de cinema, o universo cinematográfico e o universo da ilusão já andaram lado a lado em muitas oportunidades, e essa fusão gerou muitos clássicos do cinema. Um dos filmes mais recente desse gênero é o titulo "Now You See me" ou em sua tradução não literal, "Truque de mestre". Mesmo não sendo tão espetacular quanto outros que tem o mesmo objetivo, ele soube aproveitar do badalado e enorme sucesso, assim ganhando espaço aqui.
Sendo um produção lançada em 2013, Truque de mestre era a promessa de ser um filme espetacular com um roteiro absurdo de complexo. O trailer entregava um sentimento de ansiedade que deixava o público esperançoso...Porém o resultado não foi exatamente o esperado. O filme acerta em muitas coisas, como por exemplo no elenco, na direção, e em partes no roteiro...Mas ele não consegue se acertar como um filme. O longa não se encontra nem sendo um filme de mistério, nem de perseguição, nem de ação e muito menos de mágica. Apesar do trabalho de desenvolvimento dos truques ser algo muito bem elaborado pelos roteiristas, a solução que a trama entrega parece ser rasa e sem objetividade.
O enredo conta a história de quatro mágicos que trabalhavam individualmente e são convocados para formar um grupo incrível de ilusionistas. Daniel Atlas, Jack Wilder, Merritt McKinney e Henley Reeves são convocados por outro misterioso e desconhecido mágico veterano e se juntam para fazer truques que envolvem muitas vezes roubos.
O trabalho envolvendo o contexto por trás das mágicas, foi um dos pontos que mais gerou reações controversas no público. Ao mesmo tempo as soluções desenvolvidas são bem resolvidas e criativas, a explicação da resolução da própria chega ate a ser inacreditável de tão absurdo. Esse problema de aloprar em mágicas surreais e tentar explicar o motivo por trás daquela situação é algo que o pessoal da produção notou ser tão trash que no filme seguinte de 2016 colocaram esse elemento em um escala ainda maior e oficializaram que não deveria se levar truque de mestre a serio.
As motivações dos personagens são inexistentes, não tem uma razão válida para a maioria deles estarem ali. Com certeza a trama mais desenvolvida é a do personagem Thaddeus Bradley, ele que durante todo o tempo carrega neutralmente sua ideia, desenvolve todo o seu arco de maneira sublime para no final ter um destino válido comparado a seu desempenho na trama. O personagem Dylan Rhodes é o mais odiado pelo grande público. E é compreensível, a desconstrução feita em cima de um cara que passava sua motivação inicial com tanta veemência, foi algo muito frustrante. Mas querendo ou não, essa desconstrução permitiu um dos plots mais inesperados que poderia ocorrer. Olhando o filme como um pacote completo, é possível notar uma quebra no ritmo, mas vendo por atos, o desmanche foi muito bem executado no terceiro ato.
O elenco é um grande diferencial da produção, a galera que trabalhou em Now you see me deveriam entregar um filme excepcional só pelo peso dos nomes. Jesse Eisenberg (A rede Social) mesmo dividindo a tela boa parte do tempo com outros três atores, sempre rouba a atenção e faz uma ótima performance. O Woody Harrelson (Han Solo) traz mais uma atuação muito boa, Dave Franco (Nerve) consegue mostrar trabalho quando precisa e se ofuscar quando deve, trazendo assim um ótimo acrescento ao cast. Além dos cavalheiros claro, temos a lindíssima Isla Fisher (Penetras bons de bico). Mark Ruffalo (Os Vingadores) detona como nunca nessa sua apresentação, Morgan Freeman (Um sonho de liberdade) e Michael Caine (Interstellar) mostram literalmente o que significa a frase " A voz da experiencia" e voaram com seus papeis. Fechando o elenco mais relevante, temos ela que é a beldade do filme, Mélanie Laurent (Bastardos inglórios) que interpreta de maneira magnifica a Alma Dray.
Fechando nossa análise temos que abrir um espaço especial para a trilha sonora que consegue durante todo o longa criar aquele clima típico de suspense mas com uma pegada mais animada. O som que acompanha a trama foi um belo acrescento que com certeza contribuiu muito para o produto final.
コメント