top of page
Foto do escritorIury D'avila

Análise: Arrow (1ª - 6ª Temporada)

Atualizado: 17 de ago. de 2019



Séries e filmes de super-heróis são um dos principais pilares do entretenimento atual. A Warner juntos com a DC em muitos sentidos querendo ou não foi um dos pioneiros nesse tipo de conteúdo. Lá no inicio dos anos 2000 tivemos o sucesso de Smallville, e quando a série foi finalizada em 2011, a Warner logo investiu em seu novo projeto... E a primeira do seu universo coligado na TV foi justamente Arrow, também conhecida como a série que desencadeou muitos títulos de sucessos atuais.


Baseado no personagem de quadrinhos arqueiro verde, a base da série consiste nas aventuras de Oliver Queen e sua evolução junto com outros personagens clássicos da DC. O crescimento dos personagens não é comparado a de suas versões em outras mídias, na serie de TV, nomes clássicos tem suas tramas alteradas em um enredo onde a base é totalmente focada em uma construção de um Oliver Queen próprio daquele universo, acompanhado de um grupo de pessoas com suas ideologias semelhantes.


O enrendo conta a história de Oliver Queen : um playboyzinho herdeiro de uma família milionária. Apos ser vitima de naufrágio onde só ele sobrevive, Oliver passa cinco anos preso em uma ilha, e lá ele aprende novas formas de se manter vivo e se forja em uma arma para voltar a cidade e cumprir uma promessa que fez a seu pai.


Arrow tem elementos muito particulares que formam uma estrutura muito interessante. A serie utiliza duas linhas temporais que contam flashbacks da história de Oliver na ilha e paralelamente mostram ele em Starling City após o seu resgate. As transições, a trilha sonora, o tom e a direção em cenas de luta destacam os pontos fortes que acompanham essa produção.


Quando a primeira season de arrow foi divulgada, o estilo misterioso e obscuro da série foi um pilar que chamou atenção logo de cara. Durante todo o primeiro ano tivemos uma carga dramática em cima da série acompanhada de mistérios que exploram o desenvolvimento lento dos personagens. Com um Oliver Queen totalmente inspirado nas instruções de seu pai, a trama correu de maneira previsível, com algumas barrigas, mas com um final muito interessante.


O segundo ano da série que foi um dos melhores ate agora, teve seu sucesso muito desempenhado pela trama desenvolvida na primeira temporada. O vilão desse novo ano já era icônico para os fãs, e o cuidado com o qual ele foi desenvolvido fez a temporada ser por muitos anos a melhor, com uma trama muito bem montada e personagens relevantes para o público.


A terceira temporada foi um divisor de águas em Arrow, o começo espetacular focando finalmente na liga dos assassinos, era um inicio perfeito. Porém quando rolou a mid season e tivemos a volta da serie para sua segunda parte, os fãs de arrow sentiram a qualidade cair. Com um roteiro razoável e uma sequencia de episódios que não agradavam os olhos, a série só foi ter seu auge novamente apenas no último episodio que no caso também foi um dos melhores ate aquele momento.


Depois ter uma terceira temporada abaixo do nível, o Hype em cima do trailer da quarta temporada foi gigante... Mas o quarto ano já decepcionou em seus primeiros momentos. No primeiro episodio já sentimos o fiasco que viria e fomos abordados por uma trama totalmente desleixada e sem nexo algum. O vilão em questão ainda tentou salvar o enredo com uma atuação belíssima de seu interprete, mas não deu certo e tivemos o pior resultado ate o momento.


O quinto ano era aquele que ninguém mais colocava fé em Arrow, o que deveria ser seu ano de encerramento, foi sem duvida o mais surpreendente. Mesmo a serie tendo um inicio controverso, ela apresentou mais uma vez um ótimo antagonista e seguiu surpreendendo positivamente a cada episodio. Arrow voltou das cinzas com uma das suas melhores temporadas focada no encerramento da trama dos cinco primeiros anos e trazendo no episodio final personagens icônicos que já passaram pelo elenco principal.


A sexta temporada foi nada mais que apenas um breve resquício do que restou do sucesso do ano anterior. A serie carregou os elementos base e entregaram uma historia totalmente baseada nos arcos mais relevantes envolto no final da season anterior.


Atualmente estamos acompanhando o sétimo ano de Arrow e dessa vez temos a temporada mais particular de todas. Ela vem trazendo uma visão e construção ótima de um novo Oliver Queen. Ainda faltam mais de meia temporada, e nesse tempo que falta, sinceramente espero que acertem em cheio mais uma vez como fizeram algumas vezes antes.


O elenco principal de arrow traz uma galera que se tornou relevante apos a serie. O Stephen Amell (As tartarugas Ninjas: Fora das sombras) que faz o protagonista Oliver, sempre acaba sendo criticado pelo seu desempenho. O Stephen realmente não é um ator excelente, porém é visível a evolução dele durante os anos e atual crescimento dele que esta desempenhando um bom resultado no seu atual trabalho. A Emily Bett Rickards (Funny Story) é outra atriz que não é excepcional, porém fazendo a Felicity ela consegue atingir seu objetivo. O David Ramsey (Dexter) é um ator sensacional, consegue passar bem a segurança do seu personagem Diggle nas diversas situações diferentes que ele sempre se encontra. Com toda certeza é um dos melhores da série. A Katie Cassidy (Supernatural) é uma atriz interessante pois ela consegue se moldar em várias perspectivas no mesmo personagem. Ela já era cobrada nesse sentido fazendo a Ruby em Supernatural, teve esse seu lado explorado e desenvolveu várias camadas da Laurel Lance. A Willa Holland (Legion) foi outra que atingiu várias camadas de sua personagem. Mesmo não sendo uma atriz ótima, ela balanceia muito bem seu talento e consegue trazer uma boa Thea em vários pontos distintos. O Paul Blackthorne (The Dresden fire) é um dos mais inconsistentes. O desempenho dele balanceia muito. As vezes é brilhante, em outros momentos deixa a desejar. O John Barrowman (Torchwood) é sem duvida um dos melhores em tela em todas as suas aparições. Interpretando o ótimo personagem Malcom Merlyn, durante sua passagem pela série roubou a cena em diversos momentos e expôs um ótimo trabalho. O elenco recorrente de Arrow não vai ser citado aqui, pois frequentemente é trocado e não caberia espaço para comentar cada um. Porém fica um adendo de que nesses sete anos, grandes atores fizeram participações nessa série.


O arqueiro Verde foi o personagem escolhido para liderar esse universo coligado da DC na TV. No começo tudo corria bem, mas durante o passar do anos, o decaimento de alguns aspectos foram evidentes. O principal deles baseada na saída de atores principais do elenco. Um defeito que Arrow sempre carregou foi nos erros se tratando de morte de personagens, nunca acertaram quem morria e quem ficava vivo. Além disso alguns arcos genéricos colocavam em cheque o sucesso da série. Enfim, entre altos e baixos, teremos ai pelo menos mais um ano com o Menino Oliver Queen atirando flechas, e realmente esperamos que a série volte ao eu auge e que traga muitos croosover no arrowverse para alegrar o coração dos fãs.

0 comentário

Comments


bottom of page