top of page
Foto do escritorIury D'avila

Análise Retrô: Aladdin (1992)



Desde sempre a Disney consegue surpreender seu público com com suas incríveis animações. E em 1992 não foi diferente... A dona do Mickey lançou neste ano um de seus maiores títulos. E como amanhã essa grande história chegará aos cinemas em sua versão Live Action, hoje nós viemos para falar um pouco sobre o filme original que inspirará essa nova obra. Por isso se prepara clã que hoje é dia de Aladdin.


Bom jovens, de todas as animações da Disney, creio que Aladdin seja um dos projetos mais mitologicamente rico e com um dos maiores embasamentos tanto no sentido histórico quanto no próprio sentido cinematográfico. Por isso em questão de adaptação, esse longa tem um potencial bem grande em conseguir se destacar.


A trama conta a história de um garoto chamado Aladdin que acidentalmente acaba esbarrando na rua com uma com uma princesa conhecida como Jasmine, e ele logo acaba se apaixonando pela moça. Após se meter em muita confusão por conta de sua amada, Aladdin acaba entrando em contato com uma lampada magica e consequentemente com um gênio que lhe concede três desejos. Sem ter o direito de fazer Jasmine se apaixonar por ele, o garoto precisa escolher bem seus três pedidos para conseguir ganhar o coração da moça e também conseguir salvar o reino do terrível Ja'Far.


O roteiro é um dos aspectos mais especiais dessa animação. Basicamente o arco do nosso protagonistas faz muita referencia a visões distorcida da sociedade sobre classes. O enredo respeita muito e anda numa linha tênue bem interessante do que é considerado vilanesco e do que é justo. Aladdin apesar de ser apresentado furtando frutas, é mostrado que ele faz isso por uma boa causa. E em seu constaste, a Jasmine, por mais que tenha que se casar para seguir a tradição do reino, está fazendo isso de maneira forçada. É bem interessante como eles encaixam dentro da inocência do desenho questões bem pesadas que quando se análisa com um olhar critico, percebe a profundidade daquilo tudo.


Outra coisa muito legal que funciona em tela é a animação. Ainda sendo em 2D, esse longa é muito bem feito e entrega um trabalho sensacional. Tudo funciona muito bem em tela, é bem interativo e bem completa a produção. I jogo de cores também é magnifico e basicamente a parte visual é um show a parte. Mesmo em 2019, com a tecnologia já tendo atingindo outros níveis, ainda sim Aladdin consegue ser bem agradável e entrega uma experiencia ótima.


Mais uma coisa muito legal dessa animação da Disney são os personagens. Como eu já afirmei, o arco do Aladdin é bem especial. Mas além dele, todos os outros em tela tem umas motivações bem interessante. Apesar do foco ser o público infantil, existe um cuidado enorme em fazer tudo da maneira mais completa possível. Além do mais, o avançar da trama nessa caso é bem representativo, já que dentro de uma hora e meia eles conseguem contar uma história respeitando todos os personagens e entregando um plot muito bom. Além disso vale o destaque para o gênio, que é simplesmente o dono de toda a nossa atenção quando está em tela. Ele é muito incrível e com certeza um dos personagens mais marcantes de todas as animações da história.


As referencias de Aladdim se sobressaem do próprio filme e trazem Easter Eggs a outros contos famosos. Creio que a referencia de mais destaque seja a feita para o Pinocchio, onde o personagem aparece em certo momento do filme. Mas o longa em si se homenageia várias vezes, repetindo frases, marcando algumas cenas e frisando pontos que serão importantes para o final. É um longa tão completo, que ate nesses pontos tudo anda com perfeição.


Nas animações da Disney, a trilha sonora é sempre um destaque, e como não podia faltar, Aladdin também tem cancões belíssimas. Confesso que o repertorio desse trabalho não está entre os meus preferidos, mas sei que muita gente ama demais essas canções que marcaram a infancia de mais de uma geração.


Pois é clã, amanha chega aos cinemas a versão Live Action de Aladdin, trazendo um elenco sensacional e apresentando essa tão famosa trama agora com atores reais. A partir desse dia 23 pode aparecer em qualquer cinema do Brasil para prestigiar esse grande trabalho chamado Aladdin.

0 comentário

Comments


bottom of page