Vocês investiriam em um filme que tem tudo pra dar errado? Pois é meus jovens, projeto X de 2012 era um filme onde os elementos separados poderiam ser assemelhados com um fracasso iminente... Mas incrivelmente no final tivemos o mais popular filme do gênero. Hoje jovens, vou explicar para vocês como projeto X se tornou um sucesso gigante.
A abordagem do filme mostra a visão (literal) de quatro jovens nerds do ensino médio que desejam ser popular. Thomas, costa, J.B e Dax se reúnem para fazer uma festa com o objetivo de comemorar mais um aniversario de Thomas. A questão é que conforme a festa foi se prolongando, as coisas foram esquentando e rolou confusão ate o amanhecer do dia.
Boa parte do filme é filmada pela visão do personagem Dax, e quase todas as cenas são gravadas com câmera em mão. Projeto X da uma aula no sentido de como conduzir filmagens explorando os elementos em cenas sem câmera fixa. O Nima Nourizadeh que não é um diretor muito conhecido, fez seu filme contando que o seu diferencial inovador carregaria a produção... E foi exatamente isso que aconteceu.
Tudo foi feito e produzido para ser o mais realista possível. Tanto que a maioria dos personagens usam os nomes de seus atores na vida real. Quase todos foram instruídos a serem eles próprios e a atuação ficou reduzida ao conceito pessoal dos fatos que ocorrem na cena. Por isso julgar a atuação nesse filme é algo muito particular.
Uma curiosidade interessante sobre Projeto X é que ele foi o filme mais pirateado de 2012. E sabem porque isso ocorreu? O roteiro é todo carregado de esteriótipos adolescentes. O exagero integrado na trama beira ate o absurdo, porém quanto mais o clima do filme esquenta, mais empolgante ele vai ficando. Em nenhum momento você se preocupa afetivamente com os personagens, apenas vai sendo levado pela onda e vai criando uma simpatia por cada um dos protagonistas.
Um problema que esse longa em especifico carrega é o público que o acompanha. Com um humor sádico e pesado, muitas pessoas podem se sentir ofendidas, pois muitas vezes o limite do respeito é cruzado. Não é qualquer pessoa que se agradaria em acompanhar um humor desse tipo, por isso podemos limitar a trama a um público especifico que gosta de um tipo de humor mais pesado.
O enredo da história é separado e distribuído de forma simples e básica. No ato um é apresentado todos os elementos que serão explorados, no ato dois, no auge da festa é possível ver a extravagancia em relação ao que foi mostrado no ato um, e no terceiro ato apenas a conclusão prevista. O segredo que esse filme carrega é justamente mostrar o que o público quer, porém achavam ousado demais para ser exposto. Se é certo ou errado não importa, o importante é que aquilo foi exibido.
O elenco do filme como eu já disse, não pode ser julgado da maneira mais casual... Porém é legal citar os atores aqui. Thomas Mann, Oliver Cooper, Jonathan Daniel Brown, Alexis Knapp, Kirby Bliss, Dax Flame e Nichole Bloom interpretaram eles próprios no filme. Além deles tivemos a participação especial de Miles Teller (Divirgente) que também fez ele próprio, porém sendo apresentado como uma personalidade famosa.
Projeto X tem uma fusão de história ousada, direção diferenciada e pirataria que fizeram o sucesso ser inquestionável. Ate hoje esperamos uma parte dois... Porém não sabemos quando ou se isso vai acontecer.
Comments