top of page
Foto do escritorIury D'avila

Análise - Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa (Trailer 1)



Acabamos de entrar em outubro, e isso significa que 2019 está praticamente chegando ao fim. 2020 já está dando suas caras, e por isso as produções desse novo ano que vão entrar já estão tomando forma. Um dos grandes projetos do cinema de heróis para o ano que vem ganhou sua primeira prévia hoje, e obviamente nós tínhamos que vir aqui comenta-lá. Por isso, se preparem jovens que hoje é dia da análise do primeiro trailer de Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa.


Bom clã, a primeira coisa que a gente precisa informar é que NÃO SABEMOS QUAL É A DESSE FILME. Isso mesmo... A gente não faz a menor ideia de como cronologicamente esse filme vai funcionar. Assim como Esquadrão Suicida 2, esse filme também é bem nebuloso dentro da linha do tempo da DC, e após essa prévia, tudo piorou. O fato é que a DC falou que seus filmes não seriam mais conectados, mas... Apesar de realmente as coisas estarem bem individuais, sempre tem uma pontinha, uma conexão, ou algo do tipo. Nesse filme não será diferente, o no trailer já foi deixado claro que ele se passa dentro daquele universo de Esquadrão Suicida. Como eles vão tratar esse trabalho em cima do filme anterior, ninguém sabe. Mas o fato é Esquadrão Suicida, Aves de Rapina e Esquadrão Suicida 2 se passam no mesmo universo.


Já que a gente falou sobre Esquadrão Suicida, visualmente falando Aves de Rapina lembra muito esse longa de 2016. O visual desse trabalho será incrível, e vai surfar totalmente na onda do que foi feito em Suicide Squad. Aquele tom colorido, aquela fotografia mais luminosa, e tudo mais brilhoso será a cara desse mais novo trabalho do Universo DC.


E consequentemente, por conta dessa pirotecnia em tela, o show de cores será explosivo. A palheta de cores vai ser enorme, e apesar do clima ser sombrio, esse trabalho promete ser bem colorido, indo novamente naquela onda totalmente inspirada pelo que Esquadrão Suicida fez lá em 2016.


Apesar desse trabalho ser uma chuva de cores e ter uma fotografia poderosa, ainda sim, como eu citei, o filme provavelmente terá um certo lado sombrio. Obviamente não será nada dark, porém o tom mais escuro que foi muito característico da DC a alguns anos atrás vai ser usado nesse filme, e com certeza teremos essa cara de volta ano que vem em Aves de Rapina.


E por conta desse lado mais sombrio do filme, a gente tem consequentemente uma liberdade maior de violência. Eu não faço a menor ideia de qual será a faixa etária desse filme, mas chuto que não será liberado ao público geral. Só pelo trailer dá para perceber que eles vão apostar em uma certa violência, e eu acho isso muito acertado para esse trabalho.


Outro acerto muito grande que provavelmente o filme terá, será o fato de que eles vão fazer de tudo para esquecer o coringa do Jared Leto. Já foi deixado claro no trailer que aquela escolha foi um erro, e provavelmente tudo nesse filme em cima do Coringa será apenas uma visão negativa do próprio.


Enquanto a DC focaram em esquecer o antigo Joker, eles tentaram a todo custo nesse trailer valorizar a Arlequina. Eu não estou de sacanagem quando eu falo que na verdade o trailer é só dela. Sem zuera, parecia ser um trailer de um filme solo da Arlequina. Isso eu achei problemático, porque por mais que a personagem seja incrível na pele da Margot... As Aves tem muita gente interessante que poderia ser mais aproveitada no trailer. Tudo bem, eu entendo que terá outra prévia e que essa primeira foi mais para quem é leigo comprar o filme pela Arlequina, mas... Tinha um grande que estava ansioso para ver principalmente a Canario e a Caçadora, e no final as duas mal foram apresentadas.


Falando em Canario Negro e em Caçadora, essas duas personagens faziam/fazem parte de Arrow. E sabendo disso, esse filme e esse trailer só reafirma algo que a gente já tinha deduzido a um tempo: A DC não liga tanto mais para coerências em suas mídias. Antes ela tinha um certo cuidado em não usar os mesmos personagens em duas mídias diferentes, mas... Depois de Liga da Justiça ela largou a mão e meteu o loko mesmo. Os personagens do Arrowverse vão ser usados no cinema, e também estão sendo usando no DCUniverse da TV. Ou seja... Não existe mais restrição, e esse filme vai usar muita gente que a gente viu na TV.


Fora tudo que a gente citou ate agora, outra coisa que chamará muita atenção são as referências. Só pelo trailer a gente já viu pelo menos dois Easter Eggs claros a cultura POP. Aparentemente esse filme andará por esse poço de referências, e a Arlequina sem duvida será a principal agente motivadora dessas homenagens deixadas.


Bom jovens, finalizando a análise, a gente precisa citar que esse filme SEM DUVIDA pisará muito na tecla do feminismo. Pelo trailer não fica tão explicito esse fato, mas é claro que esse será um assunto frequente no longa. Existe algumas pequenas locações sobre o feminismo nessa prévia, mas tudo ficou muito introduzido dentro da história da Arlequina. Por isso ate agora eu achei o recurso bem encaixado na trama e que pode funcionar bem no filme se seguir a formula do trailer.


Enfim, esse longa do universo DC só chegará aos cinemas Brasileiros ano que vem, mas... Com certeza ainda teremos mais uma prévia dele, provavelmente ainda esse ano. Então fica ligado aqui no Sessão Cinema que logo mais a gente volta para falar mais um pouco sobre Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa.

0 comentário

Comentarios


bottom of page