top of page
Foto do escritorIury D'avila

Análise: Coringa (Trailer 2)



Em outubro chegará aos cinemas do mundo inteiro o mais novo filme da DC, que dará inicio a um novo universo compartilhado da editora nas telonas. Esse longa irá focar em um dos vilões mais icônicos do Batman e promete dessa vez entregar um trabalho que honre todo o legado desse grande personagem. Essa semana, esse longa teve seu segundo trailer liberado, e obviamente nos viemos aqui hoje comentar um pouco sobre esse trabalho. Por isso, se preparem jovens que hoje é dia da análise do trailer 2 de Coringa.


Bom clã, antes de mais nada, eu recomendo demais que vocês leiam nossa análise do trailer anterior desse filme. À um tempo atrás a Warner liberou a primeira prévia desse longa e nós obviamente falamos um pouco sobre ela aqui. Por isso, é muito importante que olhe nosso texto anterior sobre esse trabalho, pois ele conversa muito com nossa análise de hoje.


A primeira coisa que eu queria falar para vocês aqui é sobre a aposta desse longa e o hype gerado em cima. O fato é que os fãs da DC ainda estão de luto pelo desastre que foi o Jerad Leto como coringa, e pela saudade que o Heath Ledger deixou após a trilogia do Batman. O Joaquin Phoenix apareceu como uma esperança para esse personagem, e ele acabou caindo como uma luva. Pelo trailer, claramente da para perceber que o Joaquin entende o personagem, tem talento para fazer um Coringa a altura, e no indiscutivelmente entrega DEMAIS. Eu aposto demais nesse Coringa do Joaquin e acredito muito que ele possa fazer um trabalho a altura ou ate melhor que o Ledger. Essa nova versão do personagem pelo jeito funciona muito bem em tela, e tudo graças a sinceridade que o ator passou em sua performance. Vai ser incrível e com certeza temos ai um grande candidato para o Oscar 2020.


E essa boa performance do Joaquin vai muito por conta da identidade pessoal que o ator deu para o seu papel. Obviamente, cada versão do Coringa ou de qualquer outro personagem precisa ter a assinatura do ator, mas... O Joaquin conseguiu definir um padrão para a sua interpretação que é algo que envolve mais do que só a personalidade. Existe trejeitos desse Coringa que fidelizam algumas versões originais dos quadrinhos, mas com uma identidade muito pessoal que se diferencia dos outros ate hoje. É simplesmente maravilhoso todo o trabalho em cima desse novo Joker.


Mas não é só graças ao Phoenix que esse personagem ganhou uma forma interessante. O roteiro desse trabalho, aparentemente terá uma história muito pesada, que resultará um espaço onde o Joaquin poderá entregar seu trabalho. Eu acho que o roteiro vai ser um acerto incontestável, já que a história tem potencial e temos um ator a altura para corresponder essa história.


Pelo que foi mostrado nos trailers, a trama vai focar muito no crescimento dos problemas psicológicos do Coringa. A história vai mostrar o Arthur sendo desprezado pela sociedade, assim fazendo ele sumir enquanto o Joker vai surgindo através de seu lado mais obscuro. O crescimento do protagonista vai ser o tema principal desse filme e claramente é possível ver que tudo será bem sofrido, como precisa ser, para esse personagem chegar onde precisa.


Mas o drama do filme não ficará só no roteiro, pelo visto, toda a ambientação, toda a direção, todos os diálogos, toda a montagem e qualquer outro aspecto virá com essa perspectiva para focar no lado mais dramático dos arcos envolvendo o Arthur. O filme será bem chocante, isso não é segredo para ninguém, e promete muito entregar algo bem pesado.


Todos esses aspectos citados aqui já são bem convincentes para um hype, não é? Mas o fato é que isso tudo é amplificado por algo muito inteligente dessa produção: Apesar de ser um filme baseado num universo de heróis, tudo é muito pé no chão e nosso protagonista é totalmente baseado em situações que realmente ocorrem na vida real. A história do Coringa flerta muito com depressão e solidão da vida real, coisa que realmente tem embasamento e pode ser compreendido dentro de uma jornada.


E isso tudo que eu já contei para vocês consegue gerar um clima super denso que corresponde muito ao que publico espera de um longa do Coringa. Precisava ter esse tom mais pesado, precisava ter essa pegada mais sinistra e precisava ter essa trama mais dura. Esse conjunto de elementos criam esse trabalho que consegue agradar só pelos seus trailers.


Fechando nossa análise, tem mais duas coisas nesse trailer que no meu ver são fundamentais e fecham tudo com perfeição: A trilha e a iluminação. Se as canções do longa seguirem na pegada que tem nos trailers, com certeza teremos um repertorio sublime e que conversará perfeitamente com o longa. Além de que o filme conta com um trabalho de uso das luzes que conseguem criar um constaste muito bonito dentro de um filme que tem um tom dramático bem escuro. Por isso, acho que esse recurso é muito importante e traz uma beleza importante para o filme.


Bom jovens, esse longa chega aos cinemas brasileiros no começo de outubro e com certeza nós voltaremos aqui para comentar sobre o filme. Por isso, fiquem espertos e se liguem aqui que o Sessão Cinema volta aqui daqui a pouco mais de um mês para falar um pouco mais sobre Coringa.

0 comentário

Comments


bottom of page