top of page
Foto do escritorIury D'avila

Análise: Dora e a Cidade Perdida (Trailer 1)

Atualizado: 30 de set. de 2019



Adaptações de filmes e histórias infantis é um dos atuais pilares do mercado cinematográfico. Trazer versões novas de animações amadas pelo público mais jovem, é uma aposta que sempre vem cheio de expectativas por conta da grande audiência que esses títulos possuem entre o público infantil. Um dos longas de 2019 que vem para esse gênero vai ser o filme da Dora Aventureira que irá ganhar sua versão Live Action. Mesmo não sendo um projeto que ganhou a atenção do grande público apos sua confirmação, o trabalho assumiu um posto interessante com o tempo e depois do trailer lançado esse fim de semana as expectativa subiram um pouco. Hoje nos vamos o que mais de interessante tem nesse trailer de Dora, para te preparar para o filme que estreia em 15 de agosto.


Antes de mais nada é bom esclarecer um pouco a questão de: "Qual a desse filme?" Qual o objetivo por traz de um filme da Dora? A reposta pode ser clara, ganhar o público infantil, fazer dinheiro com uma adaptação e etc... Porém desde que a protagonista foi confirmada, as pessoas começaram a questionar o motivo de ter uma atriz adulta fazendo um papel de criança. Essa resposta foi entregue no trailer no exato momento que ele apresentou a proposta do trabalho. Dora não é uma produção que vai ser focada em "Cobrir espaço na agenda", não vai ser aquele filme ofuscado, ate porque o longa tem um elenco legal, tem uma produção muito boa, e vem com uma proposta bem interessante se tratando da personagem. Apesar do filme ser focado no público infantil, da para perceber que eles pretende fazer uma aventura que agrade todos os públicos trazendo elementos de diversão que conversam com crianças, adolescentes e adultos. O objetivo e fazer um longa pipocão, que traga para os cinemas uma galera que quer uma aventura real, divertida, criativa e principalmente bem escrita. Claramente o longa não vai ser algo complexo, com uma trama recheada e etc. O trabalho vai seguir a cartilha básica, ter um enredo pé no chão, mas isso tudo carregado de uma história que vai tentar agradar e divertir.


Esse primeiro material de divulgação nos mostrou de como o filme vai se comportar e do que ele vai trazer. Teremos aparentemente uma trama que será desenvolvida a partir de fatos apresentados no próprio filme, ou seja, apenas aproveitando elementos clássicos do desenho. O roteiro vai ter um arco individual, completo nele mesmo e com opções de expandir adicionando elementos que iniciem uma possível continuação ou franquia ate (Porém creio que isso não vá ocorrer) sem depender de relação nenhuma com a versão animada.


A direção do trabalho parece estar sensacional. O James Bobin roda em função de criar aquele clima arqueológico, selvagem que traz a Dora para um ambiente confortável para a personagem. Ele traz isso muito bem no trailer, boa parte do longa vai se passar em uma selva, e ele pelo visto conseguiu acertar esse passo e trouxe um tom bem legal na direção que agrega um ótimo ponto para o filme.


O longa pelo visto não tem uma proposta didática, e sim como eu já falei, vem com o objetivo de fazer um trabalho aventureiro. Porém nada impede que dentro desse roteiro seja colocadas questões chaves para trazer aquele tom bem semelhante ao do desenho. O roteiro é a peça que move esse fato e vai ser o principal diferencial que separa o que é característico da produção do que é trazido do conteúdo animado. E isso vai ficar em explicito na tela, pois tudo que vier do desenho vai ser traduzido em uma linguagem mais rasa, o que é coerente com o público principal. Ao mesmo tempo você pode elevar esse nível, e trazer um conteúdo didático mais complexo, para um público um pouquinho mais velho, e deixar a turma mais infantil só na aventura. Em todo caso são opções de roteiro e o que o diretor e a produção escolherem colocar no longa, com certeza não vai ser um problema.


O elenco é um tópico que prefiro falar na análise do filme, porém nesse caso vale citar informações para mostrar ao grande público que realmente Dora não esta poupando esforços para ser uma produção relevante em 2019. Nomes como Eva Longoria, Temuera Morrison e ate Michael Penã estão no elenco. Vale também citar a própria Isabela Moner que graças ao figurino e maquiagem esta muito parecida com a Dora. Ela também parece estar muito bem no trailer e com certeza fará um trabalho muito agradável.


Dora aparecerá entre nós em Agosto, e ate lá com certeza teremos mais material de divulgação. Assim que for saindo mais conteúdo, a gente vai tendo uma visão mais completa do trabalho e então poderemos realmente trazer afirmações concretas sobre o longa. Então fica ligado aqui no Sessão Cinema, pois assim que sair trailer novo a gente volta para falar mais um pouco do filme da Dora Aventureira.

0 comentário

Comments


bottom of page