top of page
Foto do escritorIury D'avila

Análise: Ford Vs Ferrari (Trailer 2)



Bom jovens, o mês de novembro está quase chegando e com ele estreará nos cinemas de todo o Brasil um dos longas mais esperados pela galera do automobilismo. Nesse 2019 uma história lendária de uma rivalidade grandiosa chegará aos cinemas e nesse fim de semana saiu o segundo trailer desse trabalho. Por isso hoje nós estamos aqui para falar desse longa, então jovens, engatem primeira e se preparem que hoje é dia do trailer 2 de Ford Vs Ferrari.


Bom jovens, antes de mais nada, é muito importante vocês terem alguma noção da história dessas duas empresas e da rivalidade por traz. Como explicar esse background detalhado leva muito tempo, eu vou fazer um breve resumo da história base do filme, só para ambientar quem não faz a menor ideia do que se trata. O fato é que desde sua fundação em 1947, a Ferrari dominava as pistas de corrida e durante muito tempo levava sempre a vitoria nas famosas 24 horas de Le Mans. Mas desde os primórdios da empresa, sempre uma mosca rival chamado Henry Ford II tentava superar as maquinas de Enzo. Mal sabia Ferrari que o próprio Henry iria construir um automóvel que finalmente iria bater de frente com o seu, e ainda iria levar para casa o Le Mans em 1966.


Bom jovens, claramente a vida de Enzo e Henry foi repleta de confusões e vinganças que a gente não tem espaço para detalhar aqui, mas... Se você quiser ver um bom exemplo disso tudo que eu citei, basta assistir o primeiro trailer desse longa, liberado a alguns meses atrás, que tem justamente essa função de explicar o básico para quem é totalmente leigo. Enzo e Henry tinham uma rivalidade muito pesada, e foi em 66 o cumulo dessa briga, naquele evento inesquecível de Le Mans.


Como o primeiro trailer tem a função de Ambientar o público na história, o segundo já é montado na percepção do público que já sabe quem foi Henry, quem foi Enzo, o que é Le Mans, quem foi Ken Miles, Carroll Shelby, enfim. Essa segundo prévia precisa de um certo entendimento do conceito geral, para ter uma noção do que está proposto em tela. Bem diferente da proposta do trailer 1.


O fato é que independente do resultado final do filme, temos que deixar claro desde já que a proposta para esse trabalho é genial. A premissa de fazer uma história baseada nessa rivalidade atemporal, é algo que me surpreende que não tenha saido do papel antes. O filme naturalmente tem MUITO potencial, e sinceramente? tem conteúdo suficiente para entregar um dos roteiros mais fodas desse ano.


Só que... Pelo trailer parece que a trama será bem parada, tornando assim a história bem extensa. Não tem problema um filme ser monótomo, porém, dentro do molde que Ford Vs Ferrari está encaixado, ver um longa de corrida, que vai terá cenas bem agitadas; ter seu roteiro correndo de maneira bem lenta, pode ser um incomodo. Claro que isso tudo é impressão de trailer, porém... Se realmente o filme for devagar, pode ser que isso tire um pouco o público do trabalho.


Uma das coisas que parece ser bem forte no filme, é o lado cômico. Aparentemente teremos as peculiaridades das personalidades homenageadas tratadas de maneira bem humorística, justamente para pender o filme um pouco para uma zona mais cômica. Não vou arriscar dizer que o humor vai funcionar de maneira eficiente, mas nessa prévia eu achei bem legal o que foi apresentado em tela.


Só que esse lado cômico no trailer fica legal justamente por conta da dinâmica sensacional do Matt Damon com o Christian Bale. Os caras conseguem entregar muito bem em tela, os dois são ótimos atores, ambos entenderam bem seus personagens e fazem performances incríveis. Se o lado cômico funcionar, é muito por conta da leveza desses dois em tela, que é algo muito gostoso de se ver.


Mas não é só o Bale e o Damon que chamam a atenção nesse filme. Ford Vs Ferrari tem uma galera incrível em tela. Além dos dois já citados, temos o Jon Bernthal, o Ian Harding, o Tracy Letts, e a Caitriona Balfe.


Outros quesitos que eu curti bastante nessa prévia foram a ambientação e o caracterização do pessoal. Eu acho que temporalmente o filme está bem representando e isso é um fator bem importante. Apesar de não ter um tom retrô, o trabalho funciona bem visualmente e entrega uma ambientação bem aceitável.


Por ser ambientado no milênio passado e por ser baseado em fatos reais, esse trabalho provavelmente terá algumas referências históricas. No primeiro trailer tem algumas sutis, mas nesse segundo caso temos mais referências só da própria trajetória do filme. Em todo caso, eu acho que durante a narrativa teremos alguns Easter Eggs bem interessantes e vai ser legal ver essas homenagens nesse trabalho.


Bom jovens, eu acho que por enquanto é isso. Em novembro nós estaremos aqui de novo e com certeza voltaremos para falar sobre esse filme. Então esperem jovens, que logo mais teremos a análise oficial aqui no Sessão Cinema de Ford Vs Ferrari.

0 comentário

Commentaires


bottom of page