top of page
Foto do escritorIury D'avila

Análise: Jojo Rabbit (Trailer 2)



Durante essa semana um longa caiu no boca do mundo inteiro, por ser uma grata surpresa de 2019 que provavelmente irá concorrer fortemente em várias categorias do Oscar. E apesar do segundo trailer oficial desse trabalho já ter sido lançado a 2 semanas, só hoje a FOX Brasil liberou esse conteúdo oficialmente na nossa terra, e a gente quis aproveitar a deixa para comentar um pouco desse trabalho. Por isso, se preparem jovens que hoje é dia do trailer 2 de Jojo Rabbit.


Por traz desse longa, bem por traz mesmo, existe todo um Background envolvendo o titulo Jojo, porém... Não iremos entrar nesse mérito hoje, justamente para deixar essa  informação mais inclusa na análise do filme. Por isso, falando como filme único, vale começar dizendo que a premissa desse longa é algo simplesmente incrível. O Taika Watiti, diretor e um dos protagonistas do longa, puxou essa ideia da mente genial dele, e conseguiu elaborar uma sátira ao nazismo de maneira brilhante. Mesmo o filme ainda não tendo sido lançado, pelo trailer dá para perceber muitas coisas sensacionais, e nós vamos comentar várias delas agora.


A primeira coisa que é legal a gente falar, ainda dentro desse contexto da premissa, é a grande critica genial que o Taika faz ao nazismo. Nesse trailer dá para perceber muito bem que o diretor montou uma versão bem escrota do Hitler, porém puxando mais para um lado infantil, contextualizando o roteiro, já que o personagem dele é um amigo imaginário. Provavelmente teremos bastante alfinetadas do próprio Hitler do filme aos fatos reais do nazismo.


E justamente por ter nazismo no filme, fica claro que teremos humor negro, certo? E isso, apesar de ser arriscado de se fazer no cinema, caiu nas mãos de um cara que entende muito bem disso. O Taika já se provou como um exímio profissional desse lado mais cômico, e o cara provavelmente soube a dose certa para tratar esse projeto. Obviamente não temos como saber um aval final, mas se se seguir a linha dos trailers, teremos ai um trabalho que irá agradar demais.


Outra coisa que será muito elogiada caso siga a linha do trailer, é o roteiro. A trama que foi apresentada nessa prévia tem um potencial visível. A dinâmica de uma judia com um nazista já é bem interessante, fica mais legal ainda quando é colocado no tom desse filme, e fica melhor ainda quando se tratam de duas crianças.


Porém todo esse potencial seria em vão se não tivéssemos crianças que correspondessem ao roteiro. Mas o fato é que Jojo Rabbit, pelo menos pelo que foi apresentado, tem um elenco infantil notável. Além dos moleques serem muito bons e serem carismáticos, os personagens deles parecem ser muito divertidos com personalidades bem caricatas, justamente que encaixa como uma luva nesse projeto.


Mas não só as crianças que roubam a cena nesse filme. O elenco adulto chama muita nossa atenção pela galera de peso que o compõe. Do nada apareceu um filme que é estrelado pela Scarlett Johansson, pelo Sam Rockwell, pelo Stephen Merchant, pelo Alfie Allen e claro pelo Taika Watiti.


Como eu já falei, além de estrelar esse trabalho, o Taika também é o diretor. E pelo seu trabalho esplendido, principalmente de visual nesse longa, provavelmente teremos ai uma indicação do diretor para o Oscar 2020. A gente não precisa ver o filme, pelas prévias já para perceber que o cara fez um trabalho genial. Eu não assisti o filme, mas pelo que vi ate agora, chutaria fácil uma indicação para melhor diretor.


Mas além de melhor diretor, eu posso arriscar algumas indicações para outras categorias. Podemos claramente supor que o filme será indicado para melhor roteiro original, e também supor que ele entrará na categoria de melhor filme. Como o Oscar ainda vai demorar a chegar, podemos nos apegar no fato de que esse trabalho já foi premiado em Toronto, recebendo o maior premio da noite. Por isso ele vai chegar forte nas outras premiações, inclusive o Oscar.


Fechando nossa análise, vale falar da trilha dessa prévia, que é maravilhosa. O trailer contem duas canções clássicas: "I'm A Believer" de The Monkees e "Heroes" de David Bowie. Se o filme seguir nessa pegada, com certeza teremos uma trilha marcante nesse trabalho.


Enfim jovens, o fato é que essa segunda prévia desse longa é muito bem montada e conseguiu nos entregar uma experiencia bem interessante do que será o filme. Esse trabalho estreia em janeiro e por isso, no primeiro mês de 2020 com certeza nós temos um encontro marcado aqui para falar mais de Jojo Rabbit.

0 comentário

Comentarios


bottom of page