top of page
Foto do escritorIury D'avila

Análise: O Rei Leão (Trailer 2)



O segundo semestre começa daqui a pouco e nele teremos uma das produções mais aguardadas do ano. A versão "live action" do clássico O Rei Leão chega aos cinemas no dia 18/07 e hoje saiu a segunda prévia desse longa que promete ser um sucesso. Hoje vamos especular o que iremos encontrar nesse projeto e o que de mais interessante esse trailer nos mostrou.


Antes de mais nada, o "live action" que eu estou em meios as aspas se dá por uma eventual discussão que tomou o mundo do cinema após o lançamento do primeiro trailer desse trabalho. Seria O Rei Leão um live action mesmo com tudo sendo feito por computação gráfica? A definição do termo é atribuído a longas que utilizam atores reais em sua produção. Esse filme da Disney carrega essa característica, existe todo um elenco escalado... Mas todos são ou para captura de movimentos ou dublagem. Como ainda não existe um termo fixo para esse tipo de longa, podemos temporariamente validar live action como sendo a categoria correta em que o trabalho se encaixa mesmo sendo fruto de uma animação realista.


Bom jovens, o que a gente encontra nesse trailer é um tipo de conteúdo que nunca foi visto antes no cinema. O realismo a cada dia que passa é encontrado mais frequentemente nas produções cinematográficas, porém o que O Rei Leão esta fazendo é reapresentar o que a gente define como o limite do que é real e do que é CGI. Simplesmente o acabamento de tudo em tela é feito com detalhes que chegam a assustar. Você sente certa estranheza de primeiro momento ao ver feras que conhecemos no nosso mundo, interagindo de maneira totalmente adversa ao que gente espera desse animal no mundo real. Essa produção promete revolucionar muito o que a gente entende por realismo, justamente por estar tratando desse conceito com um carinho e um cuidado tão fervoroso.


Esse longa promete no quesito adaptação ser totalmente o oposto de Dumbo, trabalho esse que também é da Disney. No caso do filme do elefante, a gente vê sua preocupação em ( considerando os limites de roteiro) trazer a trama para o mais próximo possível do nosso mundo real. A adaptação segue sua fidelidade, porém conceitua muita coisa em novos moldes que trazem uma versão menos utópica do que seria essa história na vida real. Já o filme do leão não vai seguir por esse caminho, nesse caso o trabalho traz um apelo visual e narrativo mais preso a trama original, e tenta trazer o realismo em função da computação gráfica poderosa e dos diálogos mais completos e com um peso mais relevante.


Aliás, falando em diálogos, o roteiro desse filme promete mostrar o que a gente já conhece de O Rei Leão com uma pegada completamente mais parruda. Aparentemente os personagens terão suas características clássicas do filme dos anos 90, porém com a personalidade sendo mais explorada. Teremos ai uma aprofundação ainda maior do que a gente já teve na primeira versão do titulo.


Uma coisa muito legal que a gente já tinha visto na prévia passada e retornou a visualizar agora é o padrão visual em contraste com a animação. Teremos muitas cenas remodeladas da versão original para criar essa nostalgia emotiva e trazer o público emocionalmente ainda mais para o filme. Existe ate uma cena nesse trailer onde você pode ver claramente uma homenagem sombreada a animação, que você praticamente se encontra assistindo a versão fonte.


O Rei Leão promete ser um trabalho de escala épica. E isso se deve não só pelo seu titulo e pelo trabalho por traz, mas também pela direção que esta uma coisa absurda, pela fotografia que é linda e também pela trilha sonora que tem grandes chances de concorrer ao Oscar. Na verdade vários atributos desse trabalho provavelmente irão concorrer a alguma estatueta, como por exemplo, efeitos especiais, fotografia, mixagem e edição de som e etc. Basicamente será um dos filmes do ano.


O trailer termina com uma cena do Timão e do Pumba, que com certeza são dois dos personagens mais queridos da história do cinema e obviamente teriam que estar nesse filme. Como previsto o visual esta muito parecido e provavelmente mais uma vez irão roubar a cena, como fizeram lá no filme dos anos 90.

0 comentário

Comments


bottom of page