Se tem um gênero de filme que sempre teve publico, esse com certeza é os de missão militar. Dessa vez a gente vai analisar um longa feito em 2001, mais um baseado em fatos reais. Falcão Negro em perigo é mais um dos filmes que mostra a realidade da Somália na africa e apresenta mais uma vez ao mundo esse país em calamidade.
Dirigido pelo grandíssimo Ridley Scott, o filme traz um elenco de peso, que vem com atores já renomados como William Fichtner (Prison Break), e Eric Bana (Troia), além de trazer um arsenal de atores em inicio de carreira que se tornariam grandes nomes, como é o caso do Tom Hardy (Venom). Com uma vasta galeria de personagens, o enredo consegue mostrar núcleos bem variados de soldados para evidentemente sacrificarem alguns ao longo da trama.
A história contada é a de uma missão do exercito americano em território somali, onde a região é dominada por um homem chamado Mohammed Farah Aidid que dificultava e controlava o acesso de comida a região. Os solados foram enviados para lá com o objetivo de parar os homens de Aidid e dar ao povo da Somália um pouco de paz. A questão é que os terroristas da região não curtiram muito a introdução dos Estados Unidos na "Guerra civil" do seu país, houve muito conflito e um dos caças americano foi derrubado. A inteligencia da EUA logo move sua tropas para auxiliar os homens vulneráveis, mas logo em seguida outra nave é atingida e assim outro caça vai ao chão. Com vários homens cercados, a missão dos americanos foi comprometida e o foco passou a ser o resgate dos soldados. Mas quem consegue sair vivo de lá, você só descobre assistindo falcão negro em perigo.
Além do elenco, o que destaca o filme é a ambientação muito bem produzida. Os cenários de guerra e as filmagens aéreas são muitos bem arranjadas. A fotografia também é um ponto relevante, nela você consegue notar aquele tom forte de guerra que te deixa bem apresentado a todo o clima do filme.
Porém mesmo com toda essa produção, o filme não tem um roteiro forte e nem uma direção que mereça destaque. Por ser um trabalho do Ridley Scott, muita gente já cresce a expectativa, e mesmo tendo muitas analises positivas, a verdade é que o roteiro cansa em certo ponto da trama. Além disso muitas cenas são quase a mesma coisa. Dentro de filmes de guerra, inovação na filmagem e um apoio da direção no desenvolvimento da cena ajuda muito o filme correr mais livre, coisa que não é feita no caso desse longa. A simpatia dos personagens é quase nula, tanto que você quase não se importa com eles. Claramente com um elenco gigantesco e de nomes famosos, um ou outro vai te chamar a preferencia, mas você se simpatiza com o personagem por causa do ator e não por méritos de sua construção.
Falcão negro em perigo é um filme amado por muita gente que não conseguiu me agradar tanto quanto eu esperava. Superestimado? Alguns podem dizer que sim.
Comments