Houve um tempo em que filmes totalmente nosenses era a principal base de humor do grande público. Na década passada o cinema foi dominado por parodias que recriavam filmes de vários gêneros fazendo referencias e tratando o que era uma situação tensa, de maneira bem humorada. Na década atual esse mercado ainda tem seu público, porém decaiu um pouco comparado a os anos anteriores. Uma das franquias mais famosas e que é um dos principais títulos dessa categoria é a saga Scary Movie, ou como ficou iconicamente conhecida no Brasil "Todo Mundo em Pânico". Hoje vamos explicar para vocês um pouco de cada filme e mostrar como eles conseguiram trazer uma versão melhor de vários clássicos do terror.
Antes de falar da franquia em si, eu preciso explicar rapidamente para vocês um pouco sobre os criadores desse projeto. Para quem não conhece, existe uma família americana de atores e comediantes que são conhecidos como Wayans family. Você pode nunca ter ouvido falar dessa família, porém com certeza conhece alguns dos integrantes dela. Dos Dez irmãos Wayans, com certeza um dos mais conhecidos aqui no Brasil é o Damon que fez o Michael em Eu, a patroa e as crianças. Porém em Scary Movie, outros dois irmãos dessa família é quem assume o destaque. Os donos desse projeto são o Shawn e o Marlon. Foram eles quem produziram e apostaram na ideia. O objetivo deles era simplesmente desconstruir os maiores títulos de terror da época trazendo de forma sarcástica uma versão cômica de uma mistura de filmes.
Antes de começarmos falar individualmente de cada filme, valer ressaltar que o enredo não é uma das principais ferramentas do longa. Apesar do primeiro ter um plot bem montado ate, todos os filmes utilizam como Background a base de algum filme de terror característico e acrescenta elementos dos outros longas também de terror, suspense ou ate ação.
O primeiro longa de 2000 tem como protagonista uma personagem chamada Cindy, que junto de mais cinco amigos precisam sobreviver ao massacre de um serial Killer que aterroriza a cidade. O filme tem como base a trilogia Scream, além de conter referencias a Eu sei o que vocês fizeram no verão passado, O Sexto Sentido, A Bruxa de Blair, O Iluminado, Halloween, O Exorcista, Sexta Feira 13, e ate Matrix. O humor nesse filme é um dos mais sádicos de toda a franquia e com certeza supera suas continuações principais pela inovação e fator surpresa. A fórmula que foi estabelecida nesse longa, segue para os outros, e por isso a originalidade pontua a seu favor. O longa sabe te surpreender com piadas bem encaixadas, e tem em seu principal de destaque o fato de que: ELE NÃO SE LEVA A SERIO EM NENHUM MOMENTO. E Isso é fundamental, pois o longa tem muitos erros de corte, de continuidade, de arranjo, de direção, porém quase todos intencionais para criar o tom cômico. Ou seja, eles não queriam fazer uma puta produção, eles só queriam apenas brincar com um orçamento pequeno, e acabaram fazendo isso muito bem.
O segundo filme da franquia chegou ao mundo no ano seguinte, 2001, trazendo a mesma fórmula e levando consigo o mesmo objetivo. Após o sucesso do primeiro filme que deu um lucro absurdo, no segundo trabalho eles investiram um pouco mais e conseguiram fazer um dos trabalhos mais icônicos da franquia. Todo Mundo em Pânico 2 tem seu foco central baseado no longa A Casa Amaldiçoada, porém faz referência a O Exorcista, Premonição, O Homem Sem Sombra, Hannibal, Poltergeist, As Panteras, 13 Fantasmas, IT - A Coisa, A Pequena Loja dos Horrores e Alien. Nessa continuação temos a volta de personagens bem relevantes do primeiro filme e a apresentação de outro grupo totalmente estereotipado. O longa dessa vez traz uma variedade de piadas totalmente nosenses, mas que não são forçadas e trabalha bem dentro do filme. O longa, assim como seu antecessor, não se leva a serio, tanto que ele ignora totalmente os fatos do filme anterior. Porém mais uma vez isso é atributo que agrega, já que você assume a loucura do projeto.
Todo mundo em Pânico 3 de 2003 foi o primeiro a fazer o titulo sair fora da caixinha. Dessa vez os irmãos Wayans já não eram mais os produtores nem os diretores, agora foi a vez de outo assumir a função. E quem dirigiu esse trabalho foi um cara chamado David Zucker. O longa tem sua trama adaptada centralmente pelo filme O Chamado, porém carrega informações de trabalhos como Sinais, Garota Veneno, Máquina mortífera, O massacre da serra elétrica, O Senhor dos Anéis, Os Outros e O Âncora. Dessa vez a assinatura é totalmente diferente, você percebe que ate o tom do filme muda um pouco, ele deixa de ser totalmente um trabalho que desconstrói o gênero de terror, para ser um filme que tenta trazer os elementos de terror, porém numa versão cômica. Nesse filme, essa mudança surtiu uma grande diferença na produção e trouxe o conteúdo numa escala maior. A franquia seguia sem se levar a serio, porém agora você tinha uma direção bem mais completa e uma trama bem mais envolvente. Essa mudança agradou muita gente, porém não conseguiu cativar parte do público antigo. Ainda sim ele é um bom filme que carrega o espirito dos projetos anteriores.
O quarto trabalho chegou aos cinemas em 2006 com um longa mais uma vez dirigido pelo David Zucker. Dessa vez o filme focava em parodiar Jogos Mortais, porém ainda era possível ver referências a O Grito, Guerra dos Mundos, King Kong, Premonição, Ghost Town e ate A Vila. E foi nessa produção, nesse trabalho que dessa vez a gente viu a franquia despirocar de ver. O David tentou repetir a formula do que ele fez anteriormente, mas aparentemente ele acabou saturando os filmes que ele poderia sacanear. O filme tem ate um humor legal, mas parece pela primeira vez na franquia que alguma cosa ali estava desnecessariamente sobrecarregada. Ainda sim o longa entrega mais um trabalho legal, porém acho que essa assinatura do David, com a insanidade do trabalho e a falta de criatividade deram uma desgastada na franquia
Em 2013 veio ao ar o último trabalho do titulo Todo Mundo em Panico. Dirigido dessa vez pelo Malcolm D. Lee, a gente pôde ver a tentativa de uma homenagem aos dois primeiros filmes... Que não deu tão certo. O objetivo principal desse longa é sacanear Mama, ainda temos nesse quinto trabalho referências a Atividade Paranormal, Cisne Negro, e Planeta dos Macacos. O detalhe importante ai é que boa parte do elenco já consagrado não fazia parte do casting do filme. Uma galera que ninguém se importava estrelou o longa e tivemos ai o maior fracasso da história da franquia. Foi inacreditável como conseguiram baixar o nível do longa. O Diretor tentou realmente trazer de volta aquela assinatura mais sádica, sem levar consideração quase nenhum aspecto, assim como fazia os irmãos Wayans, porém... Basicamente ele apenas escrotizou tudo sem embasamento nenhum. Nada te cativa nesse filme, nada funciona e nada faz sentido, nem mesmo as piadas. O humor tem certos momentos que realmente te acerta, porém boa parte do lado cômico é desastroso.
O elenco principal recorrente entre os cinco filmes traz uma galera bem interessante. A Anna Faris (A casa das coelhinhas) protagonizou os quatro primeiros filmes interpretando a Cindy Campbell, a Regina Hall (Nu) é quem interpreta a Brenda também nos quatro primeiros filmes, o Marlon Wayans (As Branquelas) é quem faz o Shorty, o Shawn Wayans (Dupla do Barulho) é o Ray, o Charlie Sheen (Two And a Half Men) é o Tom, o Simon Rex (Super-Heroi) é o George, o Leslie Nielsen (Dracula) é o Presidente, e a Ashley Tisdale (High School Music) protagonizou o quinto filme interpretando a Jody.
Todo Mundo em Panico foi uma franquia marcante para muita gente e que rende fãs ate hoje. Faz 19 anos que o primeiro filme foi lançando e mais de uma geração já se apaixonou por esse ícone do cinema. Com certeza é o maior nome quando se fala em desconstrução de filme de terror, e com certeza uma das produções mais bem feitas dessa categoria.
Comments