top of page
Foto do escritorIury D'avila

Nostalgia Marvel: Capitão América: Guerra Civil (2016)

Atualizado: 22 de ago. de 2019



Um dos arcos mais famosos da Marvel nos quadrinhos, é o do magnifico confronto entre todos os heróis da Marvel que foi intitulado de Guerra Civil. Esse que é um dos arcos mais amados, ganhou sua adaptação para o cinema vindo como o terceiro filme da trilogia do Capitão América. E hoje nós vamos explicar para você como a Marvel conseguiu crescer mais sua moral no cinema com um Hype absurdo em cima de um filme, e como ela conseguiu dividir os fãs com um confronto muito esperado.


Cara, a Guerra Civil dos quadrinhos é uma das coisas mais magnificas que já foi feita pela Marvel. Muita gente viu  na época a grandiosidade desse duelo entre heróis e se apaixonou pela saga. Quando surgiu a ideia de passar esse confronto para o cinema, as coisas foram meio nebulosas, pois como fazer um conflito do universo Marvel sendo que boa parte do personagens não eram de direitos da Marvel e outros nem tinha sido apresentado... Isso era um  problema bem considerável. Mas essa "Falta" de personagens fez a Marvel preparar soluções que instigassem o público. Uma delas, e a principal foi fazer um acordo com a Sony para puxar o Homem-Aranha para dentro do UCM. Personagem esse que é amado pelo público em geral de super-heróis, era sonhado pelo grande público para entrar nesse universo coligado... E quando sua participação foi confirmada, os fãs literalmente enlouqueceram. Além do Homem-Aranha, o Pantera Negra seria introduzido nesse filme, outro personagem que o grande público adora e que querendo ou não desde sempre teve ligação com a guerra civil. Os outros personagens presentes no filme eram além desses dois, são o Capitão América (Obviamente), o Homem de ferro, o maquina de combate, a feiticeira escarlate, o Visão, o Soldado Invernal, o Falcão, a Viúva Negra, o Gaivão Arqueiro e o Homem-Formiga. Todos já pre-apresentados.


A trama conta a história do conflito ideológicos dos heróis a partir de uma proposta governamental chamado "Acordo de Sokovia", onde haveria uma lei que impediria os Vingadores de atuar sem supervisão do governo. Após os fatos ocorridos desde o primeiro Os Vingadores, nossos heróis criam suas opiniões e se posicionam com relação a isso. Paralelamente o Capitão América ainda precisa proteger seu amigo Bucky (aquele mesmo, o Soldado Invernal) que esta sendo acusado de um atentado. Com esses fatores em jogo ,um clima de guerra assombra os vingadores, que estoura em uma briga grandiosa na Alemanha.


O roteiro de Capitão América: Guerra Civil era o mais complexo ate o momento. A essa altura do campeonato, já era certo o caminho da Marvel ate Guerra Infinita e do desafio que seria esse Vingadores 3. Por isso Guerra Civil parece (e foi confirmado) ser mais um filme teste para os Irmãos Russo (Diretores de Guerra Civil e Guerra Infinita) terem uma noção de como se preparar para o Grandioso vingadores 3.  Porém, com isso o roteiro se perdeu em certos momento e a interação entre os personagens junto com as decisões nesse longa são meio duvidosas. Houve um estudo de todo o UCM para definir quais seriam os times do confronto, porém mesmo assim algumas escolhas são totalmente rasas e com algumas reviravoltas semi previsíveis. Porém esse detalhe é mais válido na construção dos personagens para o confronto, em relação aos diálogos, aos plots e principalmente a a construção do Universo Marvel em si, tudo é muito interessante e bem empolgante também.


Como eu já falei, Guerra Civil foi dirigido pelos irmão Russo, e eles trouxeram uma direção de personagens maravilhosa. Os irmão Russo são uns diretores fenomenais se tratando dos Vingadores. Eles sabem construir bem todo o ambiente que ronda o emocional do público e da paixão pelos personagens. O filme todo tem um tom bem especifico, diferente de Capitão América 2, onde os Russos dirigiram também, dessa vez o trabalho tem mais cara de UCM do que a maioria dos filmes anteriores dessa mesma linha do tempo. O alivio cômico é bem aplicado, a ação eu achei bem interessante também, um pouco crua, porém muito bonita. Por realmente se trata de um "Pré Guerra Infinita", tem muita coisa que foi resolvida de maneira simplificada, como por exemplo a batalha do aeroporto, que foi em um ambiente totalmente vazio para facilitar ate na direção de tudo.


Uma coisa muito importante que a gente precisa falar desse filme, é o Marketing que foi feito em cima desse trabalho. Foi simplesmente maravilhoso o Hype que a Marvel construiu em cima desse confronto. Foram meses de campanhas, de Hashtags, de divulgação pesada, e de trailers maravilhosos. Tudo foi feito de maneira incrivel, tanto que foi o que jogou o filme lá pra cima. Acho que esse longa, sem o Marketing que foi feito para ele, perderia muito do potencial que a produção carrega.


O elenco de Guerra Civil conta aquelas famosas estrelas que a gente ama. O Chris Evans (Capitão América: O primeiro vingador) volta como Steve Rogers, o Robert Downey Jr. (Homem de Ferro) aparece novamente como Tony Stark, o Sebastian Stan (Capitão América: O primeiro Vingador) é o Bucky, o Anthony Mackie (Capitão América 2: O soldado invernal) é o Sam Wilson, a Elizabeth Olsen (Vingadores: Era de Ultron) é a Wanda Maximoff, a Scarlett Johansson (Homem de ferro 2) é a Natasha Romanoff, o Paul Bettany (Vingadores: Era de Ultron) é o Visão, o Jeremy Renner (Os Vingadores) é Clint Barton, o Paul Rudd (Homem-Formiga) é o Scott Lang, o Chadwick Boseman (Pantera Negra) é o T'Challa, o Don Cheadle (Homem de Ferro 3) é o Rhodes, Tom Holland (Z: A cidade perdida) é o Peter Parker, a Emily VanCamp (Revenge) é a Sharon Carter, a Marisa Tomei (A primeira noite de crime) é a Tia May, o Daniel Brühl (Bastardos Inglórios) é o Barão Zemo, e o Frank Grillo (Uma Noite de Crime) é o Ossos cruzados.


Guerra Civil trouxe para o universo Marvel um veredito muito importante para a sequencia dos próximos filmes. Creio que esse longa, e que essa trilogia em si do capitão América é o ponto central de tudo ocorreu ate o momento nesse universo. Guerra Civil plantou arcos que são os atuais de ambos os principais heróis do UCM. A partir desse filme, tudo que foi feito dali pra frente foi totalmente feito nos detalhes mais minucioso possíveis, pois agora tudo era mais complexo dentro e fora dos filmes (Por conta do acordo sobre o Homem-Aranha). As cenas pós-créditos fazem ligação com dois dos filmes mais esperados dos anos que viriam. Uma das cenas se liga diretamente com o tão sonhado filme solo do Homem-Aranha no UCM que foi lançado em 2017. E a outa cena fala com o longa do Pantera Negra que lançado em Fevereiro de 2018. Porém ambos esses filmes só falaremos mais para frente, pois no próximo Nostalgia Marvel, é momento de apresentar um novo personagem... Chegou a hora do Doutor Estranho.

0 comentário

Comentarios


bottom of page