top of page
Foto do escritorIury D'avila

Análise: Deuses americanos (1ª Temporada)

Atualizado: 13 de ago. de 2019



Quem aqui lembra de um dos maiores sucessos do ano passado? American Gods, uma produção da Starz distribuida aqui no Brasil pela Amazon, chegou em seu primeiro ano arregaçando com dois dois pés na porta e fez seu nome no mercado. A segunda temporada volta apenas em 2019, por isso viemos aqui hoje para matar a saudade dessa que é com certeza uma das series mais ousada dos últimos anos.


Baseado em um livro de mesmo nome e de muito sucesso, Deuses Americanos vinha com a missão de transmitir todo aquele sentimento "Escrachado" e surreal que sua versão escrita passava. O objetivo era fazer uma serie de TV com elementos de horror e gore, porém numa pegada não tão pesada que classificasse a trama em uma classificação mais adulta. A missão complicadíssima foi jogada nas mãos de dois caras experientes e que entendiam muito bem o que deveria ser feito ali. Bryan FullerMichael Green foram os criadores dessa obra e responsáveis pelo roteiro peculiar que não só cria o Background do primeiro ano da serie, mas também deixa os ganchos para a eventual continuação.


O enredo por si só não entrega nada, a serie trabalha dentro do conceito de que você já é ambientado dentro daquele universo. A perspectiva da serie é vista na visão de alguém que leu os livros, e toda a história desde o seu inicio acontece sem nenhuma explicação prévia. O fator relevante do roteiro nesse ponto é que ele realmente funciona muito bem para quem já sabe o que se esperar da história. Se você tiver a noção de que (RESUMO MEGA BÁSICO) existe os deuses antigos que estão sendo esquecidos e os deuses novos que estão aparecendo pela necessidade humana de venerar coisas que em teorias são banais e com isso os deuses clássicos ficam revoltados e isso desencadeia uma guerra de deuses. Você entende claramente a mensagem por traz da trama...Porém sem essa informação crucial, tudo na cabeça do telespectador se resume a um monte de cenas sem sentido.


O roteiro tem uma característica muito importante que é o andar lento e desgastante. Todo e qualquer avanço que a serie propõe, necessita de uma carga de informações para não deixar aquela ação solta. Todos os arcos e todos os personagens tem motivações muito bem trabalhadas, tanto que tem alguns episódios que são EXCLUSIVOS para arcos de personagens. O roteiro fala e trabalha certos assuntos de maneira tão profunda que te deixa ate um pouco confuso por não estar totalmente familiarizado com aquele tipo de fundamento. Outra serie que utiliza muito bem esse exemplo de roteiro é Breaking Bad, que faz todas as suas cenas terem uma profundidade relevante para explicar detalhadamente o arranjo daquela situação.


Creio o ponto mais relevante que pode ser destacado aqui, fica com certeza com a direção e com os efeitos especiais. Lembra que eu falei que a serie precisava escrachar o máximo possível sem ser levada ao ridículo? Pois é... Eles não levam a produção a serio ate certo ponto que divide o que seria piegas de que seria sensato. A serie vai ate seu limite mostrando coisas como banhos de sangue exagerados, efeitos muito próximos de uma semelhança com "Cartoons da vida real", ressurreição e coisas absurdas que são aplicadas em um contexto valido. Muito desse acerto vem justamente pelo fato de você estar trabalhando com deuses, as portas abertas para se trabalhar em cima desse tipo de personagem são infinitas. E a criatividade dos roteiristas em cima desse fato é um ponto crucial.


Fechando a análise temos que dar um crédito a esse elenco maravilhoso. Entre eles temos o Ricky Whittle (The 100) fazendo o protagonista Shadow Moon, outro conhecido é o grandioso Ian McShane (Deadwood) que interpreta o Mr. Wednesday nesse trabalho, mais uma veterana é a Emily Browning (Desventuras em series - Filme) que faz incrivelmente a Laura Moon. Além desses que são os principais atores, a serie também traz vários outros nomes grandes como a Gillian Anderson (Arquivo-X), Crispin Glover (De volta para o futuro), e Peter Stormare (Prison Break).


Deuses americanos vai vir com tudo para sua segunda temporada em 2019...Mas ate lá eu tenho apenas um recado para vocês: DEUSES SÃO REAIS SE ACREDITA NELES.

0 comentário

Comments


bottom of page