Qual o croosover da vida real mais aleatório que você consegue imaginar? Eu poderia citar alguns aqui, mas com certeza um encontro de Noah Schnapp (Will de Stranger Things) e Seu Jorge seria um deles. Acontece que isso realmente vai rolar, e tudo foi feito por um diretor Brasileiro. Fernando Grostein construiu esse projeto para estrear no Festival de Sundance que acontece no estado de Utah lá no EUA. O longa esta previsto para ter sua primeira exibição amanha, dia 24. E como é um projeto que mostra para o mundo o talento Brasileiro e pode dar força a nomes ótimos como o do próprio Fenando, nós do Sessão Cinema vamos fazer nossa tipica análise de trailer e mostrar o que mais de interessante a gente pode ver em Abe.
Inicialmente eu acho que vale ressaltar a grande peculiaridade das características técnicas que podemos encontrar. Quem assiste muito filme nacional, sabe que nós temos um tempero Brasileiro que cai naturalmente em todos os filmes. É um tom pessoal, que na verdade cada país tem, principalmente pelos seus costumes, tradições e ate pela carga nacional de Cinema/TV que cada país conduz. Abe, por ser dirigido por um Brasileiro e ter um dos protagonistas sendo o Seu Jorge, obviamente carrega essa belíssima cultura nacional que a gente tem. Além disso é evidente a construção e a objetividade para um filme de festival, tem um pouco dos roteiristas palestinos e claro o misto de feras que a gente pode encontrar no elenco. É uma mistura de tons pessoais bem interessante que causa estranheza no primeiro segundo de trailer, mas assim que tudo vai andando, fica agradável e passa um sentimento prazeroso.
O Fernando Grostein é sensacional. Não sei o quanto de interferência ele teve na montagem do trailer, mas ficou espetacular o quão dinâmico a história se torna a cada cena que vai passando. Mas independente disso, o trailer mostrou que o cara sabe bem que faz, principalmente em momentos que vai passando várias sequencias de cena onde tem plano aberto, fechado, em cima do rosto, em movimento, tudo bem encaixado e com um tom belíssimo. Pelo que parece ele realmente sabe muito bem dominar a câmera, sendo assim a direção um dos principais pontos positivos desse trabalho.
A trilha sonora do trailer é realmente bem interessante pelo modo como ela trabalha com a mixagem de som. A montagem do áudio é outro ponto que esta muito bem estabelecido nesse trailer, e esse ponto, hoje em dia é um requisito muito importante para a prévia chamar a atenção. As musicas alternam durante o trailer entre sons instrumentais, musicas nacionais e internacionais. Cada uma com uma pegada e função diferente na montagem. E a curva que essas trilhas combinadas criam, no final resulta naquele sentimento de prazer que vai sendo construído ao decorrer da prévia.
A trama do filme não é um mistério, e no trailer eles fazem questão de deixar isso bem claro. Ate porque o importante nesse trabalho é a mensagem por traz de tudo, e não como eles vão desenvolver os atos. Realmente parece ser uma ideia bem promissora, principalmente porque tem cara de ser Brasileira. É uma ideia que conseguiu reunir objetividade com com criatividade baseado em uma cultura. Além disso, tem toda uma mensagem familiar por cima, que permite uma identificação bem mais forte dos personagens com o público.
O elenco que é Liderado pelo Noah e pelo Seu Jorge, ainda conta com o grande Mark Margolis que fez Breaking Bad, tem o Gero Camilo que fez Assalto ao Banco Central e tem a Dagmara Dominczyk que fez Era Uma Vez Em Nova York. Mesmo com esse elenco vasto de pessoais ótimas, o Noah obviamente consegue roubar a atenção. Não só pelo seu protagonismo, mas pelo menos no que foi mostrado no trailer e pelo o que a gente já conhece dele, o garoto manda muito bem, esta sensacional no seu papel. E o mais legal de tudo é uma característica que ele compartilha principalmente com Seu Jorge nesse trabalho em especifico. O Noah nesse filme, faz um garoto que é meio Judeu e meio muçulmano, e o ator obviamente para dar realismo ao personagem coloca um Sotaque gringo, semelhante a de países onde é comum essas religiões. E ver ele interagindo com seu Jorge, mandando um inglês com sotaque brasileiro é no minimo sensacional. Os dois tem uma boa sintonia e vai ser bem dahora Vê-los juntos.
Bom galera, Abe vai ser lançado oficialmente amanha no festival e depois do dia 3 provavelmente vocês terão acesso a esse trabalho de alguma maneira. Independente disso, se sair em alguma plataforma, ou cinema, Blu-ray, oque seja, adquiram o trabalho, pois é ótimo projeto nacional que vale a pena dar uma olhada.
Comments