top of page
Foto do escritorIury D'avila

Análise: O Date Perfeito (2019)



A Netflix ultimamente vem abarrotando sua plataforma com comedias românticas para suprir o atual público jovem que curte esse tipo de conteúdo. Muitas delas inclusive carregam em seu elenco um nome em comum: Noah Centineo. E hoje a nossa análise vai ser com um dos trabalhos mais recentes dele, uma das mais novas produções da Netflix protagonizada por esse cara. Hoje é dia de O Date Perfeito.


Bom meus amigos, comedia romântica é um gênero de filme onde produzir algo original e de destaque se transforma um desafio a cada ano que passa. Querendo ou não, a proposta sempre é a mesma e os arcos são bem semelhantes. A evolução do cinema e da tecnologia é um dos fatores que abre mais portas para novidade tanto nesse mercado em especifico, quando no contexto geral do cinema... E esse filme abraça uma dessas vertentes da evolução tecnológica para apresentar sua individualidade. O date perfeito funciona como qualquer outro filme de comédia romântica, e a exceção nesse caso fica no argumento utilizado para fazer a trama andar, ou seja, dentro do enredo isso se traduz em um: Aplicativo.


A história apresenta um personagem chamado Brooks, um rapaz que cria um aplicativo de encontros, e quando ele é solicitado, o garoto se transforma em um personagem para fingir ser o par de garotas em troca de dinheiro para tentar entrar em sua faculdade desejada. Tudo caminhava bem ate que o trabalho começa a envolver sentimentos que Brooks não esperava e ele precisa então decifrar seu coração para entender o que está sentindo.


Inicialmente precisamos falar da dinâmica do casal principal, que olha... É difícil. Os dois atores ate que tentam convencer com uma química, mas não cola. Em nenhum momento do filme os dois conseguem entrar em sincronia, em nenhum momento parece que rola algo sincero, é tudo muito superficial. Vale ressaltar também que a Laura Marano não é nada expressiva e deixa sua personagem bem vazia. Faltou algo mais intimo entre os dois atores para tudo parecer bem mais aceitável.


A direção é um dos fatores que eu gostei bastante. Eu acho interessante o modo como o Chris Nelson filma, ele passa uma seriedade ate maior do que o filme propõe. Filma muito bem, tem uns planos bem legais, no resumo é bem sacado o trabalho dele. Gostei da parte visual e também do crescimento dos personagens. Apesar do casal principal não ter química nenhuma, os arcos deles são bem moldados e individualmente correm bem, acho que funciona de maneira bem exemplar essa parte do filme.


Já a direção de personagens do Chris é um ponto meio duvidoso. Os dois protagonistas, claramente foram bem conduzidos, acho que foram bem trabalhos e fecharam bem seu arco. Porém todo o resto, toda a galera de apoio foi meio que acrescentada e principalmente conduzida e descartada de modo muito simples. A personagem da Camila Mendes foi a mais mal trabalhada, na minha opinião. Ela foi bem presente quando precisou, mas sua personagem ficou vazia no contexto geral do filme.


O roteiro é bem clichê, mas consegue trazer bem a história carregado na tecnologia apresentada para essa trama. Os diálogos são bem simples, carregam também uma carga enorme de clichês, mas funciona, combina bem com os personagens. O longa no final de tudo consegue passar sua mensagem, apesar dela não ficar tão clara ate boa parte do trabalho. Só nos últimos minutos, as coisas ficam mais claras e você entende bem a proposta disso tudo.


O elenco conta com uma galera que já demonstrou um puta talento em outros trabalhos, mas nesse aqui não conseguem fazer uma performance exemplar. O Noah Centineo (Para Todos os Garotos que Já Amei) é o Brooks, a Laura Marano (Superbad) é a Celia, a Camila Mendes (Riverdale) é a Shelby, o Matt Walsh (Veep) é o Charlie Rattingan, o Wayne Pere (Venom) é o Delbert Newhouse e o Odiseas Georgiadis (All We Had) é o Murph.


Pois é clã, O Date Perfeito é uma comédia romântica legal, que tenta se diferenciar, mas na verdade, no fundo é bem semelhante a outras histórias de mesmo proposito. A própria Netflix já produziu conteúdos desse tipo mais bem trabalhados, que conseguem entregar bem mais. Em todo caso, se quiser ver uma diversão com um dos atores mais populares da juventude atualmente, vale a pena ir dar uma olhada nesse trabalho.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page